Mafra sedia reunião para debater demandas na área da educação

Evento foi promovido pela Câmara Técnica de Educação da Fecam e reuniu membros de 26 municípios catarinenses.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

 

O mês de agosto começou focado na educação municipal com a reunião da Câmara Técnica de Educação da Fecam. Reunindo membros da educação de 26 municípios catarinenses, o evento aconteceu na segunda-feira (2) e teve como objetivo a troca de experiências entre as cidades sobre as diretrizes adotadas durante a pandemia e as novas demandas para segundo semestre.

 

O coordenador das Câmaras Técnicas da Fecam, Rodrigo Fachini, conduziu o evento, destacando a participação dos municípios da macrorregião do Planalto Norte do estado, que compõem as associações: Amplanorte, Amvali e Amunesc.

 

Mudanças e troca de experiências

A secretária de Educação de Mafra, Jamine Henning, destacou que a pandemia trouxe uma nova forma de ensino com adaptações tanto para professores e alunos, quanto para os pais. “Destaco a iniciativa da Fecam de trabalhar essas dificuldades através da socialização das nossas experiências. Em Mafra, a gestão aposta numa educação empreendedora, com olhar para o progresso da cidade”, disse a secretária.

 

Ela também destacou como ponto positivo a implantação das atividades de reforço escolar no contraturno, visando superar a defasagem na aprendizagem. “Acredito que o nosso objetivo comum é a busca pela qualidade na educação”, concluiu.

 

O prefeito Emerson Maas, como anfitrião do evento, falou da importância em se adaptar às situações e despertar nas crianças a vontade de empreender, trazendo inovações para a sociedade.

 

Boas práticas na educação

A reunião contou ainda com apresentações de boas práticas na educação. O município de São Bento do Sul mostrou as tecnologias utilizadas no sistema de ensino remoto, enquanto Canoinhas expôs sua experiência sobre o plano municipal de educação. Já o município de Garuva apresentou sua prática com um ônibus itinerante de contação de histórias. Fechando os trabalhos, o pedagogo Leandro Klein falou sobre o programa socioemocional de acolhimento no retorno às aulas após a pandemia.