Mafra tem quase 50% da população imunizada com a primeira dose

Município aplicou até 18 de julho, 36.076 doses. Último grupo imunizado foi a população de 38 anos.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde, Mafra aplicou até 18 de julho, 36.076 doses (26.466 da primeira dose e 9.610 da segunda). Os números mostram que até o momento, cerca de 46,79% de toda a população já foi vacinada com a primeira dose.

 

O último público a ser contemplado com a imunização foi o de 38 anos. Esta semana, também estão sendo vacinadas pessoas de 18 a 39 anos com deficiência permanente grave, pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes e demais públicos já contemplados, mediante o fornecimento das doses, enviadas pelo Ministério da Saúde.

 

Próximas doses

Mafra aguarda o recebimento de mais doses esta semana e de acordo com a quantidade, pretende ampliar o público, avançando para a população de 37, 36 e 35 anos, se possível. “Sabemos da ansiedade das pessoas que ainda não tomaram a vacina, mas reforço que o momento vai chegar e nossas unidades de saúde e suas equipes de vacinação estão preparadas para atender toda demanda”, ratificou o prefeito Emerson Maas.

 

Segunda dose

A Secretaria Municipal da Saúde solicita aos munícipes que receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 AstraZeneca no mês de abril, que compareçam nas unidades de saúde onde receberam a primeira dose para completar o esquema vacinal. Se possível, apresentar a carteira de vacinação com indicação da 1ª dose.

 

Prevenção continua

Mesmo após o recebimento da segunda dose, as medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas – uso de máscara, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento social para evitar aglomerações. Desde o início da pandemia, Mafra já contabilizou 117 óbitos e mais de 6.800 casos de covid-19.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Mafra.