Mafra terá passeata pela paz e ações para acolhimento de refugiados da Ucrânia

Iniciativa conta com apoio do comitê “Humanitas Brasil Ucrânia”.

Comunidade ucraniana em Mafra. Foto: Divulgação

 

 

Manifestações de apoio à nação ucraniana – que vão desde passeatas à preparação para receber refugiados da guerra – foram alguns dos temas discutidos em reunião na prefeitura de Mafra, nesta segunda-feira (28), entre o Executivo Municipal, a diretoria de Cultura e a vice-presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira por Santa Catarina, Lecia Maria Labas.

 

Na reunião foi solicitada a participação do Executivo mafrense no que compete à esfera municipal, à exemplo dos governos estadual e federal. Durante o encontro, Lecia citou ações que já vem sendo tomadas nas demais esferas para ajuda humanitária às famílias vitimadas pela guerra.

 

Segundo ela, a Europa talvez não consiga absorver e socorrer a todos os refugiados, cabendo aos demais continentes ajudarem nesse momento de extrema dificuldade.

 

“Aqui em Santa Catarina, os municípios de Papanduva, Itaiópolis, Santa Terezinha e Mafra, são alguns com maior concentração de ucranianos, cujos imigrantes participaram de sua colonização. Precisamos estar preparados para o caso de acolhermos algumas famílias, mesmo que seja por período temporário, para atender às suas necessidades imediatas de comunicação, alimentação e hospedagem”, afirmou Lécia.

 

Recentemente, com o apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o comitê para ajuda humanitária “Humanitas Brasil Ucrânia”  foi instituído pelo Governo Federal. Uma das primeiras ações do comitê foi disponibilizar cursos de capacitação, direcionados a servidores públicos, para preparação de recebimento de refugiados.

 

Lecia salientou que o comitê possui um cartão de formulário online, para cadastro de pessoas interessadas em serem acolhedores ou para ucranianos que necessitam de acolhimento.

 

Caminhada pela Paz

Outra ação já em programação pelo município de Mafra será a Caminhada pela Paz, prevista para 9 de abril, no período da tarde, saindo da Praça da Ucrânia, seguindo pela Marechal Floriano Peixoto e culminando na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, onde acontecerão apresentações folclóricas, típicas da região da Ucrânia.