Mafra testa 196 moradores do interior; um caso é confirmado

Além do caso positivo no interior, a segunda etapa da testagem de moradores da área central resultou em mais seis casos positivos.

Dando continuidade à ação “Testa Mafra Covid-19”, neste final de semana, a prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa da testagem rápida para covid-19 a moradores da área rural e urbana que se inscreveram para participar da ação.

No sábado (25), foram testadas 196 pessoas da área rural, e apenas uma teve resultado positivo para a doença.

A secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, explica este baixo número. “As pessoas residem mais separadas e onde não há aglomerações e, portanto, a disseminação do vírus é menor. Mesmo assim, a população do interior deve adotar as medidas não farmacológicas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara, higienização constante das mãos, entre outras”, disse.

No domingo (26), a população da área urbana teve a segunda etapa de testagem, apresentando seis resultados positivos. “Nesta fase observamos que mais pessoas já tiveram a doença e não estão mais transmitindo. Mesmo assim, a população não pode se descuidar, pois estamos em transmissão comunitária, onde acontece a maior disseminação do vírus”, disse a secretária.

Novas ações
Nos dois dias, somando-se à população testada da área rural e urbana, foram em torno de 450 teses. A secretária Jaqueline informou também que devido a taxa alta de transmissão do vírus, a secretaria está reformulando as ações de enfrentamento e combate à pandemia.

Novas estratégias estão sendo tomadas e uma delas é quanto à Unidade Especializada Covid-19, montada junto à UPA. O espaço foi reforçado com profissionais para atendimento de pessoas com sintomatologia respiratória e com horário estendido até uma hora da manhã.

Além disso, as Unidades de Saúde Central, Vila Nova, CAIC e Restinga estenderam seus horários, das 17h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira.