Mafrense lança livro sobre controle da informação nas redes sociais

Derivado da tese de doutorado do autor, o livro está disponível gratuitamente na versão digital.

Foto: Divulgação

 

 

O jornalista e professor universitário Rafael Kondlatsch lançou nesta semana o livro “Gatekeeping no século XXI: o controle sobre a informação jornalística em tempos de redes sociais”.

 

A obra deriva da sua tese de doutorado, defendida na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2019. O lançamento aconteceu durante o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), realizado de forma virtual.

 

O trabalho resgata uma das mais antigas teorias da comunicação, a Teoria do Gatekeeping, e faz uma correlação com o uso da informação jornalística nas redes sociais.

 

O autor desenvolveu o seu estudo durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018, e propõe uma reflexão sobre o papel assumido pelos usuários no controle das informações verdadeiras e falsas circulando em grupos do Facebook.

 

“As redes sociais são ferramentas que estão alterando as próprias relações humanas na internet. E o jornalismo sempre foi um instrumento importante de convencimento político. Cabe olhar com atenção sobre como as pessoas estão usando a produção jornalística para conquistar capital social e relevância entre seus contatos”, explica.

 

A versão digital do livro já está disponível e pode ser baixada gratuitamente neste link.

 

Segundo o pesquisador, em breve uma versão impressa deverá estar disponível por demanda e ao custo da impressão. “É uma obra que deriva de um estudo feito em uma universidade pública e gratuita. Toda minha formação vem do ensino público e essa é uma forma de retribuir um pouco do conhecimento que recebi ao longo desses anos”, conclui o pesquisador.

 

 

Sobre o autor

Rafael Kondlatsch é mafrense, nascido e criado na Vila Ivete. Ex-aluno da Escola Básica Tenente Ary Rauen, Barão de Antonina e São José (como bolsista), desde 2017 mora em Ponta Grossa, onde leciona nos cursos de jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é diretor da Regional Sul I da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).