Márcio Gonçalves: 35 anos dedicados ao jornalismo riomafrense

Levar informação com credibilidade sempre foi uma das bandeiras levantadas pelo jornalista.

Foto: Robson Komochena

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

O repórter Márcio Gonçalves, 63, completou 35 anos de jornalismo. Nascido em Itaiópolis Márcio formou família e fez sua trajetória profissional em Mafra e Rio Negro, ele que seguiu os passos do avô, José Gonçalves, que também era radialista.

 

“Iniciei a carreira em 1986 na Rádio Difusora após convite do diretor da rádio Gari Vinicio Kiatkoski, o começo foi na área esportiva e minha missão era viabilizar as primeiras transmissões de partidas de futebol entre clubes da região”, destaca.

 

 

Ao longo da carreira, Márcio também atuou em grandes eventos esportivos à nível estadual e nacional, como a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil.

 

Aliás, sua relação com os esportes veio antes do rádio. Márcio é reconhecido como um dos melhores goleiros de futebol de salão de Mafra, entre os anos 1970 e 1980.

 

Nos anos 2000, com seu filho Vitor Hugo (em memória). Foto: Arquivo pessoal

 

Para a ex-colega de emissora e jornalista, Priscila Fernandes, Márcio é um exemplo de profissional, seja pela humilde ou pela disposição em ajudar. “Com sua voz inabalável, jogo de cintura e suas brincadeiras, o Márcio consegue entrevistar do governador ao porteiro com a mesma maestria e respeito. Sem dúvida, é um grande amigo e professor”, diz.

 

Para outro colega de profissão, o radialista Josué Araújo, o Jota, a recordação que tem é de um professional parceiro. “O Marcinho é dinâmico, de boa conversa, boas ações e de um grande coração. Nestes anos em que pude tê-lo como colega de trabalho e também amigo pessoal, só tenho a agradecer pelas parcerias e projetos que desenvolvemos juntos”, relembra.

 

Transmissão no Estádio Pedra Amarela, seu filho Vitor Hugo (em memória). Foto: Arquivo pessoal

 

No currículo, Márcio coleciona passagens por rádios de diversas cidades da região, como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis, Ponta Grossa, Mafra e Rio Negro. Um dos trabalhos mais marcantes foi à frente do jornalismo da Rede Nova de Comunicação, onde aprimorou outras áreas do jornalismo, além do esporte.

 

Pandemia

Durante a pandemia, o trabalho desenvolvido por Márcio na cobertura dos fatos relacionados a covid-19 foi intensa e desafiadora. Mesmo com as dificuldades incertezas, o repórter conseguiu cumprir a missão de levar informação e ajudar as pessoas a atravessarem este momento com conhecimento e segurança.

 

“Ser entrevistada pelo Márcio é ter a certeza que as informações serão levadas ao povo de forma séria e precisa, sem distorções. Desde que iniciei na secretaria de Saúde, o Marcinho sempre foi um exemplo de imparcialidade, experiência e otimismo. Ele tem facilidade para se comunicar e interagir e merece ser exaltado por seus anos de trabalho”. Destaca a secretária de Saúde de Rio Negro, Simone Gondro.

 

Gondro também lembrou de sua primeira entrevista, ela conta que estava tensa e muito nervosa, mas a forma como a entrevista foi conduzida lhe deixou a vontade. “Diante de um cenário com tantas transformações, onde a notícia precisa ser imediata, Márcio é um exemplo de profissional que soube se reinventar, com dedicação, conhecimento e humildade”, diz.

 

Um novo desafio

No início de 2021, Márcio Gonçalves aceitou o desafio de integrar a equipe de jornalismo do Riomafra Mix, apesar da vasta experiência no rádio, o desafio era se adaptar as redes sociais.

 

Para o CEO e jornalista do Riomafra Mix, Douglas Dias, Márcio conseguiu fazer transição da antiga forma de se comunicar para a inovação trazida pela internet – a nova força da comunicação.

 

Chegada no Riomafra Mix. Foto: Robson Komochena

 

“O Marcinho chegou para somar com a equipe. Pela sua experiencia, ele conhece o povo, o dia-a-dia da comunidade e a história de Riomafra. Temos orgulho de ser seus novos colegas e do trabalho e contribuição dele para o jornalismo riomafrense”, pontuou.

 

Em transmissão esportiva com os colegas da equipe: Aurélio Andrade e Anderson Luiz. Foto: Arquivo pessoal

 

Ex-governador Raimundo Colombo. Foto: Arquivo pessoal

 

Esposa Beatriz e filha Valéria. Foto: Arquivo pessoal

 

Entrevista com a ex-senadora Ideli Salvatti. Foto: Arquivo pessoal