Nova identidade em SC: confira mudanças e onde emitir documento em Mafra

Documento já pode ser emitido no Instituto Geral de Perícias de Mafra.

Foto: Divulgação

 

 

Mafra começou a emitir, desde 8 de novembro, o documento de identidade com número único, iniciativa pioneira do Governo de Santa Catarina. A partir de agora, as novas carteiras de identidade apresentam o número do CPF do cidadão também como número do RG.

 

Um dos principais objetivos do projeto é evitar falsificações e golpes envolvendo o documento. Até então, era possível clonar o número, utilizando outra foto e nome em outra cidade.

 

Segundo o Instituto Geral de Perícias de Mafra (IGP), a novidade deve trazer segurança para cidadãos, comércio e órgãos de segurança pública.

 

A mudança e os respectivos testes de garantia para implementação do novo documento ocorreram entre os dias 1º e 5 de novembro nos postos de identificação de todo o estado. As equipes do IGP receberam capacitação para a emissão do documento e os sistemas foram reprogramados para agilizar o atendimento.

 

A mudança não atinge quem já tem o documento e deve ocorrer apenas para novas emissões. Como o material não tem validade, o novo deve ser emitido apenas se estiver rasgado ou desatualizado.

 

Em dez anos, a expectativa é que todo o estado já esteja com o RG integrado ao CPF e que outros estados sigam o modelo adotado por Santa Catarina.

 

Documento é emitido pelo Instituto Geral de Perícias, em Mafra. Foto: Robson Komochena

 

Atendimento em Mafra

A nova carteira de identidade pode ser emitida presencialmente no Instituto Geral de Perícias de Mafra, na Avenida Frederico Heyse, 552, Sala 02, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 13 às 18 horas.

 

A emissão do RG exige a apresentação da Certidão de Nascimento ou de Casamento e uma foto 3×4. O novo documento fica pronto dentro de 15 dias.

 

A população também pode agendar o atendimento online na unidade, clicando aqui.