Pacientes recebem atendimento humanizado na UTI do Hospital de Mafra

Serviço de psicologia desenvolveu ações para melhorar o atendimento, criando um ambiente familiar e facilitando a comunicação dos pacientes.

Foto: Divulgação/HSVP

 

 

O serviço de psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) desenvolveu o projeto “Prontuário Afetivo” para humanizar o atendimento de pacientes hospitalizados na UTI.

 

O projeto consiste em utilizar informações que identifiquem e criem um ambiente mais familiar aos pacientes. Informações de como gosta de ser chamado, amores da vida, lazer e até nomes de animais de estimação fazem parte do prontuário.

 

Entre os benefícios desta ação estão a criação de laços de afinidade com a equipe profissional, facilitando a comunicação com o paciente, resgatando as memórias positivas e trabalhando as emoções. “Quando um familiar deixa um ente querido internado e sabe que há humanização nos detalhes, automaticamente isso transmite confiança e tranquilidade”, afirma a psicóloga Edinara Kovalski.

 

Comunicação alternativa

Durante a permanência do paciente na UTI, alguns destes podem fazer uso de ventiladores mecânicos ou passar por outros procedimentos que limitam ou impedem a comunicação oral, onde um paciente impossibilitado de dialogar tende a sentir-se angustiado.

 

Diante desse quadro, o serviço de psicologia, baseada em um projeto criado pela (UFRGS), desenvolveu pranchas de comunicação alternativa para uso hospitalar. Por meio da prancha, o paciente pode comunicar a um profissional da saúde a intensidade de sua dor ou alguma necessidade, podendo otimizar o processo de internação e recuperação.

 

Os cartões utilizam símbolos gráficos que permitem que o paciente comunique sentimentos, elabore perguntas simples, responda questionamentos feitos por familiares ou pela equipe de saúde e faça solicitações, como por exemplo, pedir água, cobertor ou alguma outra necessidade.

 

“O paciente que é acolhido em ambiente hospitalar e tem condições de melhor expressar seus desejos e anseios, tem mais chances de resgatar sua saúde e diminuir a ansiedade. Todo esse trabalho só está sendo possível através da participação de toda equipe multidisciplinar que prontamente vem buscando alternativas de humanizar o atendimento aos nossos pacientes e familiares.”, conclui a psicóloga.