Prefeitura de Mafra decreta situação de emergência após temporal com granizo
A Defesa Civil estima 800 casas destruídas, de forma total ou parcial. Também são estimados grandes prejuízos, que ainda estão sendo calculados, nas culturas de tabaco, milho, soja entre outros grãos.
A Prefeitura de Mafra decretou na manhã desta segunda-feira (27), situação de emergência por causa da tempestade com granizo que atingiu diversos bairros na noite de domingo (26).
Segundo o decreto, foram 20 milímetros de chuva, e ventos numa velocidade entre 60 a 80 quilômetros por hora, atingindo as áreas urbana e rural do município.
Leia também: Semana começa com calorão e risco de novos temporais na região
Ainda de acordo com o decreto, 800 casas foram destruídas, de forma total ou parcial. A tempestade também atingiu plantações de tabaco, milho, soja entre outros grãos, com estimativa de grandes prejuízos, que estão sendo levantados pelos órgãos competentes.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
O documento também dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras referentes a catástrofe.
Leia o decreto na íntegra