Primeiro bebê nascido em Mafra em 2022 é uma menina

Larissa nasceu às 11h09 deste sábado (1°) na Maternidade Dona Catarina Kuss, pesando 3,655 quilos e medindo 49 centímetros.

A primeira bebê de 2022 foi recebida com muita alegria e emoção pela mamãe Terezinha, ao lado do pai, Vitalício

 

 

O primeiro bebê do ano nascido em Mafra chegou às 11h09, deste sábado (1°), na Maternidade Dona Catarina Kuss. Larissa Antonela Nikalowicz, nasceu de cesariana e pesando 3,655 quilos e medindo 49 centímetros. A pequena foi recebida com muita alegria e emoção pela mamãe Terezinha Bonczkoski, ao lado do pai, Vitalício Eneias Nikalowicz.

 

Segundo os pais, que residem em Papanduva, a gestação foi planejada e é o primeiro filho do casal. “Larissa representa tudo para nós. Estamos felizes”, destaca o pai.

 

Gael foi o segundo bebê a nascer em Mafra. Ele é filho da professora Tailine de Oliveira e do mecânico Klysman Jose Liebel. Foto/Crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação

 

Gael 

 

Gael de Oliveira Liebel foi o segundo bebê a nascer em Mafra. De parto normal, às 15h34, o menino veio ao mundo pesando 3,405 quilos e medindo 49 centímetros. Ele é filho da professora Tailine de Oliveira e do mecânico Klysman Jose Liebel.

 

A família reside em Mafra e segundo a avó, Carlie Liebel, o neto é lindo e é esperado com muito amor por toda família. “Muita alegria. Vai encher a casa de vida. Ainda mais chegando no primeiro dia do ano dá um sentimento de renovação. Tailine já tem uma menina de 10 anos, Lilian, que está ansiosa para conhecer o irmãozinho. O pai Klysman está babando de felicidade”, conta.

 

Joaquim Logan Pires Moreira é o segundo filho do casal, Milena Aparecida Pires e Cristiano Eduardo Moreira.

 

Joaquim

 

O terceiro bebê a nascer em Mafra veio de Rio Negrinho. O pequeno Joaquim Logan Pires Moreira é o segundo filho do casal, Milena Aparecida Pires e Cristiano Eduardo Moreira. Joaquim nasceu de parto normal às 22h55, também na Maternidade Dona Catarina Kuss, pesando 4,270 quilos e medindo 51 centímetros.

 

O menino que recebeu o nome em homenagem ao personagem Wolverine, foi recebido pelo país com muita emoção.  “No início da gestação tivemos muita turbulência, estávamos em plena pandemia, minha mãe faleceu vítima de covid. Depois as coisas foram se ajustando e agora este menino está aqui para nossa alegria. Não tenho palavras para expressar tamanha gratidão”, pontua Milena.

 

Os partos foram assistidos pelas médicas obstetras Ana Carolina Rauen e Renata Ibrahim Pitt.

 

Ana Carolina conta que não estava escalada para trabalhar na véspera do ano novo, e já tinha outros planos para o réveillon, mas ao ser escalada de última hora para substituir um colega diagnosticado com covid 19, teve que deixar a família e assumir o plantão médico.

 

“Apesar do cansaço e a tristeza de não estarmos com nossos familiares, o “muito obrigada” dessas três famílias foram importantes para seguir em frente. Aliás, “Para mudar o mundo devemos mudar a forma de nascer…” essa frase sempre me faz acreditar em novos começos”, pontua.

 

Para Renata o sentimento após um dia de trabalho, em especial o primeiro dia do ano, é para renovar as esperanças. “É muito gratificante. Após um ano tão difícil, de tantas perdas, poder fazer parte de uma nova história. Trazer ao mundo uma criança nos dá esperança de tempos melhores”, diz.

 

Maternidade

 

A Maternidade Dona Catarina Kuss atende todo Planalto Norte de Santa Catarina e é referência de atendimento de baixo, médio e alto risco em obstetrícia. Em novembro, inaugurou o setor Canguru, concluindo a terceira etapa da “Rede Cegonha”, qual é trabalhado, a melhora do vínculo materno/neonato no incentivo ao Aleitamento Materno, que hoje é preconizado pelo Ministério da Saúde como fonte ideal sustentável aos bebês nascido na maternidade.

 

Segundo a gerente de enfermagem Marileia Sescatto, atender as mães e os bebês nascidos é prioridade em acolhimento e humanização como reposta positiva para o desenvolvimento no crescimento e desenvolvimento do bebê.

 

Para a diretora Cintia Muller de Aguiar a passagem das famílias pela maternidade é um momento único. “Todo nascimento é um momento indescritível! É o Milagre da Vida acontecendo através dos excelentes profissionais da Maternidade Dona Catarina Kuss”, frisa.