Professora mafrense se destaca em concurso de contação de histórias

Morjana Pereira Alves ficou em segundo lugar no 1° Concurso Monteiro Lobato de Contação de Histórias.

Foto: Divulgação

 

 

A professora mafrense Morjana Pereira Alves foi um dos destaques do 1° Concurso Monteiro Lobato de Contação de Histórias. A iniciativa foi idealizada pela seccional de Palhoça da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC) e reuniu contadores de histórias de todo o Brasil.

 

Morjana apresentou um vídeo onde recita o conto “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado. Através da votação do comitê julgador do concurso, ela garantiu o segundo lugar da competição.

 

O concurso contou com participantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasilia, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os critérios observados pelo comitê foram oralidade, interpretação, criatividade, carisma e domínio da história.

 

Segundo Morjana, através do concurso, os participantes puderam expressar sentimentos e tornar conhecido o potencial artístico de um contador de histórias. “Viver a história que se conta é um dom, um dom que nos amarra ao mundo da leitura. Me lembro até hoje da minha professora da 3ª série contando histórias na escola. Me tornei amante deste universo mágico que os contadores levam para as crianças”, disse.

 

Confira o vídeo:

 

 

Desde 2014, a professora se dedica à contação de histórias e trabalha com crianças do berçário ao 5° ano no Centro de Educação Municipal Beija-Flor, em Mafra. Ela também desenvolve o projeto “Contar e Encantar” em outras escolas, hospitais, cursos e seminários, encantando crianças, com seu jeito bem humorado de contar histórias.

 

Morjana também produz fantasias para seus personagens e cria suas próprias histórias, levando para as apresentações, temas educativos e lúdicos que estimulam a imaginação das crianças.

 

A professora também está escrevendo seu segundo livro para uma coletânea de contos que será lançada em 2022. Segundo Morjana, o objetivo da contação de histórias é desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem e despertar emoções.

 

“A magia contida nas histórias ajuda a expandir o universo das crianças e desperta a vontade de brincar, sonhar, cantar e dançar”, ressalta.

 

Para conhecer mais sobre o projeto “Contar e Encantar”, clique aqui.