Secretário João Lázaro avalia primeiros 100 dias de governo em Mafra

A Secretaria de Governo, Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turismo esteve focada na geração de emprego e renda e na reestruturação de órgãos, como a Defesa Civil e o Procon.

 

O secretário de Governo, Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Mafra, João Lázaro, esteve no Riomafra Mix para falar sobre os primeiros 100 dias de gestão da pasta.

 

Segundo Lázaro, durante os primeiros dias de gestão, a secretaria lançou um programa de anticorrupção para auditar os processos administrativos internos de cada setor da prefeitura. “Já fizemos fiscalizações nas obras do município, na Policlínica e na UPA. Nosso objetivo é auditar todos os processos de gestão da prefeitura”, explica.

 

Na área de Desenvolvimento Econômico, o principal foco é gerar emprego e renda. De acordo com Lázaro, no momento, há 18 novas empresas que pretendem se instalar em Mafra. “Isso é um bom sinal e dentro deste contexto, temos uma responsabilidade grande de garantir acesso a terrenos e imóveis a estes empresários. Nosso objetivo maior é trazer empresas que tenham a intenção de gerar emprego e renda para a população. Nós temos compilado nestas 18 empresas, mais de 2200 empregos diretos”, disse.

 

A secretaria também está encaminhando à Câmara Municipal, projetos para apoio e incentivo a micro e pequenos empresários. Um deles é o projeto Juro Zero Mafra, onde os microempreendedores urbanos e rurais poderão acessar um valor de financiamento e garantir a dispensa dos juros das duas últimas parcelas pela própria prefeitura.

 

Estamos focando em uma retomada econômica para Mafra. Pretendemos oferecer ainda uma consultoria financeira e de marketing, em parceria com o Sebrae de Santa Catarina, para orientar e apoiar os empreendedores”, disse.

 

Abalado por conta da pandemia, o setor de Turismo aguarda novas movimentações. De acordo com Lázaro, a secretaria realizou reuniões com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) para reestruturar ações dentro do setor. O objetivo é integrar o roteiro turístico “Caminhos do Contestado” com todos os municípios do Planalto Norte e trabalhar em propostas para reaquecer a atividade.

 

Lázaro também falou sobre novas reestruturações na Defesa Civil e Procon. Segundo ele, nos primeiros 100 dias de gestão, a Defesa Civil criou um plano de contingência para casos de enchentes, focado em prevenção. “Listamos as responsabilidades de cada órgão envolvido e criamos planejamentos para quais casas desalojar primeiro e quais medidas tomar. Hoje estamos pensando em prevenção, buscando revitalizar as áreas ribeirinhas e dar melhores condições às pessoas que vivem nas margens dos rios. O objetivo é antever os problemas para buscar soluções o mais rápido possível”, explica.

 

Sobre o Procon, o foco continua no atendimento ao consumidor. “Temos a proposta de contratar mais atendentes e estagiários para agilizar os processos. Também queremos realizar mais ações de fiscalização. Nestes primeiros 100 dias, fizemos uma campanha para verificar preços em farmácias em relação aos kits covid, de máscaras e álcool gel. Além disso, estamos com uma parceria com a Polícia Civil para fiscalização de denúncias sobre a qualidade dos combustíveis nos postos de gasolina”, concluiu.