UNC inaugura novos espaços do Cenpaleo e do Museu da Terra e da Vida

Cenpaleo conquistou visibilidade internacional como resultado das inúmeras pesquisas e descobertas na área da paleontologia.

Foto: Divulgação/UNC

 

A Universidade do Contestado (UNC) inaugurou nesta quarta-feira (15) as novas instalações do Centro de Pesquisa Paleontológica (Cenpaleo) e do Museu da Terra e da Vida, em Mafra.

 

Completando 25 anos de existência, o Cenpaleo conquistou visibilidade internacional como resultado das inúmeras pesquisas e descobertas na área da paleontologia, através de sua equipe de pesquisadores.

 

De acordo com o coordenador do Cenpaleo, Luiz Carlos Weinschütz, a revitalização contou com padronização da parte comunicativa da exposição, realidade aumentada em vários pontos e climatização. Já na área de pesquisa, novos espaços de trabalho foram criados e a área da reforma técnica, local onde ficam armazenadas as peças que não estão em exposição, foi ampliada.

 

A reitora da UNC, Solange Sprandel da Silva, afirma que a inauguração do novo espaço é a realização de um trabalho em equipe e de investimentos na área da pesquisa. De acordo com a reitora, a UNC investiu cerca de R$ 20 milhões só nos últimos oito anos.

 

“Parabenizamos todo esforço que a equipe da Universidade do Contestado fez para concretizar esse momento. O resultado de todo este investimento é a valorização daquilo que existe de mais poderoso na região do Planalto Norte que é a paleontologia. Hoje inauguramos muito mais que um espaço físico, mas um resultado científico e um investimento para gerações futuras”, enfatizou a reitora Solange.

 

Foto: Divulgação/UNC

 

Visitação

Neste sábado (18), o atendimento será apenas no período da manhã. Já na semana que antecede as festas natalinas, o museu atenderá nos dias 20 e 21 nos três períodos. No dia 22, último dia de expediente, a visitação será apenas na parte da manhã.

 

Em janeiro, não terá atendimento por conta do período de férias coletivas. O Museu da Terra e da Vida retorna à programação normal com visitas para escolas, universidades e grupos a partir de 7 de fevereiro de 2022.

 

Antes da pandemia, o Museu da Terra e da Vida recebia cerca de 800 visitantes por mês e mais de 20 universidades por ano. A expectativa é aumentar o número de visitações para 2022.