Vila Solidariedade: revitalização do portal simboliza importante conquista da comunidade

Por trás das escritas “Seja bem-vindo, Vila Solidariedade. Desde 1984”, são pelo menos 23 anos de luta da comunidade.

A comunidade da Vila Solidariedade, em Mafra, teve na última segunda-feira (27), mais um importante marco em sua história. Fundada em 1984 para acomodar vítimas da grande enchente do ano anterior, gesto que deu o nome ao bairro, a Vila Solidariedade manteve seu nome, história e cultura simbolizados através de um simples e bonito ato: a reinauguração do seu portal de entrada, totalmente revitalizado.

Os moradores proporcionaram, por iniciativa própria, a revitalização da placa e base do portal. A pintura do letreiro foi feita pelo artista mafrense Dion Luis Hable de Oliveira (Moska).

Por trás das escritas “Seja bem-vindo, Vila Solidariedade. Desde 1984”, são pelo menos 23 anos de luta da comunidade. Isso porque em 1997, com a fundação da Vila das Flores, a mesma legalmente passou a ‘acampar’ a Vila Solidariedade.

Em 1998, através do esforço dos mafrenses Alaides Taborda e Wilson Koog, os quais intercederam junto a deputados estaduais da época, foi instalado o portal na Vila Solidariedade, não só demarcando o espaço, como garantindo a existência do bairro e a manutenção de sua história.

No início deste ano, os moradores protocolaram pedido um Ministério Público para que o bairro fosse desmembrado da Vila das Flores. Na mesma época, em uma reunião entre a associação de moradores e o prefeito de Mafra, ficou decidido pela mudança, a qual será incluída no plano diretor do município.

“A comunidade da Vila Solidariedade está muito contente. Não só pela questão visual do portal, mas pelo reconhecimento histórico do bairro. Nosso bairro se mantém vivo há 36 anos. Além disso, o ato da revitalização também demonstra o zelo pelo patrimônio público”, comentou Piero Ramos, voluntário na associação de moradores do bairro e um dos responsáveis pelo ato.

Fotos: Piero Ramos/Divulgação