5 pontos turísticos que todo visitante precisa conhecer em Mafra

De aventura a turismo religioso, conheça locais de visitação gratuita.

 

 

Seja entre visitantes ou moradores de Mafra, quem nunca se perguntou para onde ir num final de semana. Sem dúvidas, Mafra se destaca na gastronomia, no turismo rural e religioso.

 

Nossa primeira parada é na Cruz do Monge São João Maria. Conta-se, que em 1851, quando Mafra ainda pertencia a Rio Negro, apareceu um monge milagreiro chamado João Maria. Reza a lenda que a pedido dele, foram erguidas dezenove cruzes de madeira, iniciando na porta da Capela e seguindo em linha reta até a margem do rio. Entre todas as cruzes fixadas, restou apenas uma, situada na Praça Hercílio Luz e permanece sendo cultuada como um santuário de devoção.

 

Saindo da capela, o visitante pode passar pela Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning. Construída na Bélgica e entregue ao trânsito em 22 de novembro de 1896 a ponte é cercada de lendas. Umas delas afirma que a ponte que seria enviada à Rio Negro foi destinada para um rio homônimo existente na África. Outros dizem que foi erro de engenharia ao medir o tamanho da ponte. Lendas ou não, a ponte é também um dos principais cartões postais de Mafra.

 

Falando em ponte, a localidade de Vila Ruthes conta com uma ponte férrea para quem gosta de adrenalina e aventura, pois o local é bastante utilizado para a prática do rapel.

 

Para os católicos, a visita na igreja Matriz São José, é quase que parada obrigatória. O espaço foi inaugurado em janeiro de 1929 e foi instituído como paróquia quase dois anos depois. A igreja construiu na década de 70 seu novo, e até então, atual templo, um espaço dedicado à devoção e à fé cristã.

 

Outra comunidade que também é destaque é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, criada em agosto de 1972. A Igreja Ucraniana, como é habitualmente chamada, é mantida pelos descendentes ucranianos que aqui se instalaram. Essas famílias participam e mantém viva a cultura, idioma, culinária, religiosidade e a tradição da igreja.