Como alavancar seu negócio nas redes sociais?

Identificar o público alvo e criar conteúdo para esse público, ainda é uma das principais ferramentas para alavancar seguidores.

 

A cada dia que passa, as redes sociais estão mais presentes no cotidiano das pessoas, até mesmo aqueles que decidiram manter distância da rede, acabam de um jeito ou de outro cedendo. Tenho um amigo assim, não tem Facebook, Instagram, mas instalou o Whatsapp e vira e mexe, acaba seguindo um link de notícia ou promoção de uma loja que eventualmente recebe. Não tem jeito, as redes sociais vieram para ficar.

 

O grande problema para quem tem um negócio, é saber o que e como deve ser feito o trabalho em suas redes sociais. Mas não se preocupe, você não precisa saber de tudo, basta ter um pouco de boa vontade e paciência para aprender. Atualmente encontramos bom profissionais e empresas que gerenciam contas e perfis na rede social. Nós mesmos, do Riomafra Mix, temos planos de gerenciamento de redes sociais a partir de R$ 200 mensais.

 

Outra coisa que você precisa saber é que indiferentemente do seu negócio, existem alguns passos padrão que todo administrador de rede social precisa seguir. Abaixo listamos esses passos que podem ser implantados no seu negócio. Isso serve para uma loja, empresa e profissionais liberais.

 

Quem é seu público

É impossível ter sucesso nas redes sociais sem saber quem é seu público, quais são as pessoas interessadas em seu serviço, produto ou marca. Neste caso, a primeira coisa a ser feita é uma pesquisa interna. De nada adianta divulgar um produto infantil, em uma página que o público principal são homens solteiros. Normalmente quem compra produtos infantis são as mães. E as publicações devem ser direcionadas a essas mães que vão comprar para seus filhos. Mas como disse, isso você saberá após essa pesquisa interna.

 

Conteúdo é tudo

Acredite, as pessoas consomem conteúdo. Elas até podem chegar em sua página por causa de uma promoção ou outra, mas é o conteúdo que vai fidelizar esse novo seguidor. Então mão na massa. Seja claro, objetivo, evite gírias e erros de gramática e pontuação. Lembre-se que você tem um público e é a esse público que estará o foco de seu trabalho nas redes sociais. Uma dica de ouro é evitar a autopromoção e assuntos pessoais. Separe sua vida pessoal da sua empresa e foque um assunto por vez.

 

Escolha das mídias

Agora que você já sabe quem é seu público e tem o conteúdo elaborado, é hora de escolher qual mídia a ser feita. Em marketing, quando falamos de mídias, estamos nos referindo ao formato do conteúdo, isto é: áudio, vídeo, texto, foto, etc… Uma dica é variar sempre. Use de todas as ferramentas que você dispor. Por fim, faça! Comece com o que você tem. Um sempre é melhor do que zero.

 

Quer mais dicas como essa? Escreva nos comentários, se preferir ajuda profissional não hesite, entre em contato conosco, basta clicar aqui.