Como fazer marketing de conteúdo para redes sociais

As redes sociais são a vitrine do seu negócio para o mundo

Foto: Divulgação

 

Você já ouviu falar que as redes sociais são a vitrine do seu negócio para o mundo? Por isso, o marketing de conteúdo para redes sociais é tão importante.

 

Atualmente, mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao ambiente virtual. Sendo que as redes sociais são as responsáveis pela conexão entre as pessoas nesse ambiente.

 

Qual a importância do marketing de conteúdo?

As redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Tik Tok, fazem parte da vida dos consumidores. Tais redes mudaram a forma como vivemos nossas vidas, sendo responsáveis por influenciar o público de diversas formas.

 

Para compreender tamanha influência, trouxemos os seguintes dados do relatório Global Digital Statshot 2020:

 

– 70% da população norte americana usa redes sociais, enquanto apenas 7% da população da África Central.

–  2 bilhões de pessoas usam o WhatsApp como principal forma de bate-papo

– Enquanto em 2019 o Snapchat era destaque no crescimento de audiência, em 2020 o TikTok ganhou fama entre os usuários

– O Instagram se mantém como uma rede relevante com 1,08 bilhão de usuários

 

Com isso, dá para ter uma ideia de que essas plataformas vieram, não só para ficar, mas possuem um potencial ainda muito grande de crescimento.

 

Mas, para que haja sucesso e destaque nesse cenário, é necessário que o marketing de conteúdo para as redes sociais tenha um planejamento correto e estratégico.

 

Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais?

Não basta apenas ter a presença on-line. Antes de fazer qualquer tipo de postagem, é necessário saber exatamente o que seu público gosta, pois assim será possível conquistá-lo pelos seus interesses. Esteja pronto para solucionar as possíveis dúvidas do seu consumidor.

 

Saiba em quais redes sociais irá atuar

Para iniciar o planejamento estratégico do seu marketing de conteúdo para redes sociais, é necessário definir em quais canais sua empresa irá atuar. Não é necessário estar presente em todas as plataformas digitais, mas é importante definir quais são as mais importantes para sua marca.

 

No Instagram por exemplo imagens com muito texto não dão a leitura adequada nessa mídia digital, o que faz com que seu engajamento seja prejudicado. Para o Instagram, o ideal é que apenas 25% da postagem tenha conteúdo escrito, para garantir a entrega.

 

Faça um planejamento de postagem

Para garantir que suas ações de marketing de conteúdo para redes sociais sejam eficientes, é fundamental contar com um planejamento de postagem. Por meio dele, é possível fazer uma tomada de decisões mais estratégica.

 

Então para finalizarmos é preciso tirar o foco do produto e colocar o foco na solução do problema do cliente, e isso é possível se a empresa não fala apenas sobre ela o tempo inteiro. É preciso conversar com o usuário, trazer informações relevantes, ouvi-lo e oferecer soluções para seus problemas. É uma verdadeira troca de conhecimento!

 

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