Entenda os mitos e fatores de prevenção ao câncer de mama

Segundo a especialista Daniela Avila Nesello, a mamografia é indicada a partir dos 40 anos pelo menos uma vez ao ano.

 

 

O Momento Unimed desta semana recebeu a ginecologista e mastologista Daniela Avilla Nesello que esclareceu dúvidas sobre o câncer de mama e destacou a importância dos cuidados preventivos, a fim de se evitar um possível agravamento da doença.

 

Segundo Daniela, a amamentação, a prática de atividade física e uma alimentação saudável são fatores de proteção contra o câncer de mama. Já o tabagismo, o sobrepeso e o consumo de alimentos processados e álcool em excesso, aumentam o risco de desenvolver a doença.

 

Outro fator preventivo é realizar exames de rotina, como a mamografia que é recomendada a partir dos 40 anos pelo menos uma vez ao ano.

 

O autoexame também é recomendado como um fator de prevenção, apesar de que hoje as evidências científicas indicam que ele é insuficiente para detectar nódulos de mama com menos de 1 cm. Ou seja, quando ele é palpável, já está em um tamanho acima do desejável.

 

“A mamografia consegue reduzir a mortalidade do câncer de mama, pois é o único exame que consegue detectar precocemente as lesões que ainda não são palpáveis na mama”, disse Daniela.