Fevereiro Laranja: psicóloga alerta para a leucemia e doação de medula óssea

Segundo a psicóloga Débora Cassias Pereira, a leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

 

Paralela à campanha Fevereiro Roxo, que fala sobre os cuidados com o Alzheimer, fibromialgia e lúpus, no segundo mês do ano também se discute sobre outra doença que acomete milhares de pessoas em todo o país, a leucemia.

 

Para falar do combate a esse tipo de câncer, diversas entidades ligadas a área da saúde aderem à campanha Fevereiro Laranja, promovendo a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento à leucemia.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

Segundo a psicóloga Débora Cassias Pereira, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

 

A campanha também alerta para a doação de medula óssea. “O transplante de medula óssea é indicado em casos de alto risco. O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa“, disse.