Novembro Azul: o que é importante saber sobre o câncer de próstata?

Histórico familiar de câncer de próstata está entre os principais fatores de risco.

 

 

O Momento Unimed recebeu o médico especialista em cancerologia cirúrgica, Francisco Mario Zoccola, para falar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e sobre as ações da campanha do “Novembro Azul”.

 

Segundo Francisco, o câncer de próstata é o câncer mais incidente nos homens e o exame de toque retal é primordial para detectá-lo precocemente.

 

O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos em homens com casos da doença na família e 50 anos para os demais. Os principais sintomas são sangramento na urina e esperma e alterações na frequência urinária.

 

A prevenção pode ser feita com hábitos alimentares saudáveis, controle de peso, cuidados diários, exercícios regulares e o não uso de substâncias nocivas ao organismo, como álcool e tabaco.

 

Ainda de acordo com Francisco, o exame de toque é um tabu, mas atualmente, o medo da doença é o fator psicológico que mais afeta os homens na hora de procurar um médico. “A maioria tem medo do diagnóstico, de lidar com o tratamento, de ficar impotentes. Isso sem dúvida mexe com o psicológico do homem, até mais do que o exame em si”, concluiu.