Losartana: farmacêutica Sanofi Medley recolhe remédio do mercado

Empresa detectou impurezas no remédio que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer. A Losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca.

Foto: Divulgação

 

 

A farmacêutica Sanofi Medley, anunciou o recolhimento voluntário de medicamentos com losartana das farmácias. A empresa detectou impurezas no remédio que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

 

A Losartana é usada para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca e vem sendo recolhida pela farmacêutica desde o fim de 2021.

 

A medida é uma precaução, já que ainda faltam dados para sugerir uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade.

 

Devem ser recolhidos todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica e losartana potássica + hidroclorotiazida.

 

Em nota, a Sanofi informou que não há risco imediato em relação ao uso da medicação contendo losartana e que a interrupção abrupta do tratamento sem a devida substituição do remédio, também pode causar riscos.

 

Segundo especialistas, existem diversas classes de medicamentos anti-hipertensivos que podem substituir a losartana e que somente a orientação médica é capaz de avaliar a droga que deverá ser ajustada de acordo com o perfil do paciente.

 

Quem tem um desses remédios, deve agendar a coleta da medicação ligando no 0800-703-0014.