Buscando por?

Campo do Tenente completa 61 anos de fundação

Dotado de lindas paisagens, Campo do Tenente foi roteiro do “Caminho das Tropas”, ligando o sul ao centro do país.
29/10/2022 09:34Atualizada em 29/10/2022 09:34
Compartilhe nas redes sociais

Ponte que servia a linha férrea, hoje possibilita o tráfego pela PR 427 ligando Campo do Tenente à Lapa.

Campo do Tenente celebra neste sábado (29), 61 anos de sua fundação. O município carrega um pouco da história do Paraná e era povoado inicialmente por povos nativos das tribos Caingangues e Botocudos.

Por volta de 1543, seu território fazia parte da capitania de Itamaracá. Os povoados surgiram com o ciclo do tropeirismo, época onde os gados eram transportados dos pampas gaúchos à capitania de São Paulo.

Em 1916, a região passou a ser colonizada com a vinda de açorianos e imigrantes alemães que se instalaram na região de Rio Negro.

Dois fatores contribuíram para o progresso de Campo do Tenente: a inauguração da estrada de ferro em 1894 e a chegada da energia elétrica, de forma gratuita, no ano de 1907. Este presente comunitário foi oferecido pelo major Henrique Stalke, que instalou uma serraria no lugar, gerando energia elétrica e favorecendo a localidade.

Antiga serraria Stalke foi construída por Henrique Stalke, em 1895.

Na divisão territorial de 1936, Campo do Tenente figurava como Distrito Administrativo e Judiciário do município de Rio Negro. Foi somente em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual nº 4.338, sancionada pelo governador Moysés Lupion, que o município foi criado, com território desmembrado de Rio Negro. A instalação ocorreu em 29 de outubro de 1961 e o primeiro prefeito municipal foi Victor Bussmann.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campo do Tenente se destaca pelo turismo de pesca e lazer, pelas imensas áreas cultivadas e pelos casarões do início do século XIX. Um dos atrativos é o “Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo”, único templo brasileiro da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Monges Trapistas).

Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo é muito procurado para retiros espirituais.

Cercado de mata nativa e construído em estilo moderno, o mosteiro é procurado para retiro espiritual e se constituiu como ponto turístico religioso da região, assim como a Igreja Matriz de Cristo Rei e a de São Sebastião. As capelas do Morro de Santa Ana e do Morrinho da Santa Cruz são outros belos pontos turísticos do município e encantam visitantes com sua vista panorâmica e seus momentos de reflexão e paz.

Residencia da Família Stalke.

O município também abriga casarões históricos, a sede da Casa Cultural Dom Polski (Braspol), o túnel da linha férrea do Pau-de-Casca; a ponte férrea sobre o rio da Várzea, entre outros belos e imponentes pontos turísticos naturais.

Capela na localidade de Santana que possibilita uma incrível vista do município e arredores.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores. Ao comentar, o usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Faça login para participar da discussão
Seja o primeiro a comentar nessa matéria!
Siga o Riomafra Mix no Google e fique por dentro das principais notícias de Mafra, Rio Negro e região.
Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Comentário enviado com sucesso, vamos analisar sua mensagem e em breve será exibida.

Você será redirecionado em alguns segundos!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.