Foto: Leandro Kollross
A tradicional Festa do Senhor Bom Jesus da Coluna, padroeiro de Rio Negro, acontece nesta quinta-feira (6). A programação reúne celebrações religiosas, procissões e almoço festivo.
Uma das novidades da edição de 2026 é a realização da carreata, que integra a programação da manhã. As atividades começam às 9 horas, com procissão e carreata saindo do Seminário Seráfico São Luís de Tolosa. O trajeto seguirá pela rua Maximiano Pfeffer até a rotatória do bairro Estação Nova, passando pela rua José Eduardo Henning e pela rua Governador Moisés Lupion até a rotatória do Campo do Gado. Na sequência, os participantes seguirão pela rua Saturnino Olinto e pela rua Doutor Vicente Machado até a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Coluna, no Centro.
Às 10 horas será celebrada a Missa Solene, presidida pelo padre Edmo Schenck de Lima. Em seguida, a partir das 11 horas, será servido o tradicional almoço festivo, com churrasco de porco, maionese, aluske, kibe, pastel, bolo do Bom Jesus e outros pratos típicos.
À tarde, a programação continua às 15 horas com a inauguração de uma placa em homenagem aos imigrantes que ajudaram a fundar Rio Negro. O monumento está instalado no pátio da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, e a cerimônia é uma iniciativa da família Granemann, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Na sequência, às 16 horas, será realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 17 horas, acontece a tradicional procissão pelas ruas de Rio Negro e Mafra. A caminhada sairá da paróquia pela rua Bom Jesus, seguirá pela rua Doutor Vicente Machado até a Ponte Interestadual Coronel Rodrigo Ajace e retornará pelo prolongamento das ruas Gabriel Dequech e Professor Aires Rauen, passando pela Ponte Metálica Doutor Diniz Assis Henning e subindo pela rua XV de Novembro até a igreja.
O encerramento dos festejos será às 18 horas, com a Missa em Ação de Graças.
A comunidade também é convidada a colaborar com doações para auxiliar na manutenção e nos investimentos da igreja.
Programação de 6 de agosto
9 horas: Procissão e carreata
10 horas: Missa Solene
11 horas: Almoço festivo
16 horas: Adoração ao Santíssimo
17 horas: Procissão
18 horas: Missa em Ação de Graças
0 Comentários
Fazer loginOs comentários são de responsabilidade de seus autores. Ao comentar, o usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Faça login para participar da discussão.
Faça login para participar da discussão sobre essa matéria.
Fazer login para comentar

