Apesar de também haver um planejamento do policiamento ostensivo por parte das polícias nessas datas, o comandante da Polícia Militar de Rio Negro, capitão Paulo Eduard Antonio Lemes, explica que alguns descuidos podem tornar um imóvel mais “atrativo” para a ação de criminosos, como por exemplo, manter objetos que funcionem como degrau próximo ao muro, o que facilita a entrada no terreno da residência.
“Alguns descuidos facilitam a ação criminosa, como deixar chaves na porta ou janela pelo lado interno, ou mesmo deixar de trancar. Portas externas que não permitam visualização da rua são preferidas por arrombadores e devem sempre que possível ser reforçadas com trancas e grades”, alerta.
Uma boa estratégia para evitar arrombamentos é pedir para alguém de confiança olhar a casa diariamente, acendendo luzes ao final da tarde e recolhendo jornais e correspondências. Algumas tecnologias permitem ainda criar a impressão de que a casa está ocupada durante a ausência da família, como as células fotoelétricas e lâmpadas que permitem a programação de horário de acendimento ou acendimento remoto.
O comandante observa ainda que alguns objetos têm preferência para o furto. “Em casas de alto padrão, geralmente televisores, eletrônicos e joias são mais visados; já em casas mais simples, os objetos mais furtados são roupas e botijões de gás”, explica. “Ao viajar, é importante verificar da qualidade das trancas e cadeados da casa, e fazer um “checkup” se todas foram travadas, se o gás foi fechado e se os eletrodomésticos foram desligados da tomada”, recomenda.
Foliões em segurança
Para quem pretende curtir o feriado em meio aos foliões, é importante estar atento para os objetos de uso pessoal. Os alvos mais frequentes de furtos são os aparelhos celulares e carteiras.
O recomendável para quem vai a festas e bailes é evitar frequentar ambientes pouco seguros. Outra dica é sempre avisar aos familiares e amigos onde está indo e a previsão de horário de retorno. “Se possível, deixe disponível sua localização em aplicativos como WhatsApp a uma pessoa de confiança que estará em casa. Aplicativos como o Google Maps também já possuem essa funcionalidade”, orienta Eduard.
Dicas para curtir o carnaval em segurança
- Não leve grandes quantias em dinheiro, apenas o que acha que irá gastar, e uma reserva extra, que, se possível, deve ser guardada em separado. Caso venha a ser vitimado por furto, terá essa reserva para usar na emergência.
- Além de seu telefone e seus valores, evite portar muitos outros itens, em especial documentos; original de sua habilitação ou mesmo cópia de sua identidade (caso não vá dirigir) são suficientes.
- Evite andar em vias pouco movimentadas, em especial à noite. Se o fizer, procure estar acompanhado de alguém de confiança.
- Dê preferência a vestimentas que possuam bolsos com zíper para guardar seus pertences.
- Evite o uso de bolsas e, se precisar usar uma, não guarde documentos e objetos de valor nela, preferindo manter junto ao corpo.
- Caso acredite estar sendo seguido, atravesse a rua e procure algum policial militar ou outra autoridade. Caso não encontre nenhum, procure entrar em algum estabelecimento, como shopping ou farmácia. Se a situação persistir, acione a polícia via 190.
- Mantenha seus pertences e sua bebida sempre sob sua vista. Não aceite bebidas oferecidas por estranhos.
- Dê preferência a usar como meio de pagamento cartão. Se possível o “customize” com adesivos, para que não seja vítima de troca e jamais deixe a senha de seu cartão anotada.
- Sempre mantenha o serviço de localização do seu telefone celular ativo.
- Caso seja vítima de crime, de imediato acione a polícia; depois, é importante fazer o bloqueio de cartões de débito/crédito eventualmente levados;
- Ande em companhia de pessoas de confiança e não acompanhe aquelas que acabou de conhecer.
0 Comentários
Fazer loginOs comentários são de responsabilidade de seus autores. Ao comentar, o usuário declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Faça login para participar da discussão.
Faça login para participar da discussão sobre essa matéria.
Fazer login para comentar

