
Uma das combinações mais praticadas por todos os consumidores de vinho, contém alguns equívocos na harmonização. O primeiro deles é que nem todo queijo combina com qualquer vinho.
Para não errar na escolha, o ideal é saber identificar o queijo e, principalmente saber o que será o principal: o vinho ou o queijo? Sendo o vinho, é interessante cuidar para que a harmonização não seja carregada com queijos mais pesados. Sendo o queijo o protagonista, dê preferência a vinhos mais leves, que permitam saboreá-lo.
Apesar de não ser um grande conhecedor de queijos, uma boa pesquisa sobre o produto, permite-me indicar a escolha e preferência do vinho, com base nas especificações.
Percorreremos agora, alguns dos produtos mais conhecidos e uma indicação de escolha para harmonização.
Queijos Comté, Emmental, Grana Padano, Gruyère, Lincolnshire Poacher, Manchego (ovelha), Montgomery’s Cheddar, Parmigiano-Reggiano e Pecorino (ovelha), preferem vinhos brancos secos e encorpados. Na escolha de um tinto, escolha sempre um leve a médio. A ideia é que os taninos funcionem bem com a estrutura do queijo. Para uma melhor combinação, opte por queijos mais jovens e relativamente duros, sem muita intensidade ou muita idade.
Para queijos como Brie, Camembert, Chaource, Neufchâtel, Tunworth, St-Marcellin, St-Félicien, Vacherin e Waterloo, dê vez a vinhos com maior acidez, pois enfrentam o teor de gordura desses produtos. Geralmente são queijos mais moles e com boa personalidade. Neste caso, também é ideal que o produto seja mais jovem, evitando-se queijos mais velhos. Vinhos brancos, combinam perfeitamente com estes produtos, pois, naturalmente, possuem maior acidez, que é próprio de um vinho mais refrescante. Já vinhos tintos carregados (Tannat, Malbec, Cabernet, Syrah e Cabernet Franc), tendem a não combinar com o excesso de gordura nos queijos.
Para queijos azuis como Bleu d’Auvergne, Bleu des Causses, Cabrales, Gorgonzola, Stilton e Roquefort (ovelha), prefira sempre vinhos doces. Talvez esse seja um dos maiores erros na harmonização, pois muitos preferem um vinho tinto. Ao misturar os dois em boca, a combinação não é legal e há um desajuste. Misture-os de forma correta e a sensação será incrível. Neste estilo de harmonização, o contraponto entre o salgado e o doce é quem fará a diferença.
Para queijos de cabra como Crottin de Chavignol, Picodon, Ragstone, Tymsboro, Valençay e de ovelha, Azeitão, Ossau-Iraty, Roncal, Serra de Estrela, Wigmore, dê preferência a vinhos frescos, com boa acidez, sejam tintos ou brancos.
Na hipótese de não conseguir se ajustar e preferir fazer uma grande tábua de frios, misturando todos os queijos, a opção mais acertada, pode ser um vinho fortificado (Porto, Madeira, etc).
Por fim, para auxiliar na escolha do vinho, segue uma escala do vinho do mais leve ao mais encorpado.
Preencha todos os campos obrigatórios.
No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].
Preencha todos os campos obrigatórios.
Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.
Comentário enviado com sucesso, vamos analisar sua mensagem e em breve será exibida.
Você será redirecionado em alguns segundos!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Li e aceito os termos.