A importância do planejamento previdenciário

Por meio de um bom planejamento que o segurado poderá alcançar a segurança e projetar uma estimativa realista da sua futura aposentadoria.

 

A reforma da previdência, ocorrida em novembro de 2019, trouxe inúmeras regras, e em contrapartida muitas dúvidas aos segurados.

 

Em razão disso, muitos trabalhadores perceberam a necessidade de se organizar antecipadamente com toda documentação, seja com o recolhimento das contribuições ou com a organização dos documentos trabalhistas, realizando, assim, um planejamento.

 

O planejamento previdenciário é um serviço de organização e preparação pré-aposentadoria, que visa garantir que o trabalhador se aposente recebendo o melhor benefício.

 

É um estudo jurídico previdenciário preliminar que aponta quanto tempo uma pessoa ainda precisa contribuir para a previdência social, a fim de ter direito à sua aposentadoria, além de uma estimativa matemática que permite visualizar os valores dessas contribuições com o objetivo de definir qual será o montante recebido a título de benefício.

 

Esse tipo de análise minuciosa só pode ser feita por um profissional com conhecimento aprofundado sobre a legislação e sobre os processos burocráticos junto ao INSS.

 

Além de permitir traçar um planejamento financeiro, elaborar os cálculos de tempo de contribuição e do valor do benefício, o advogado especialista na área tem o conhecimento necessário para garantir um suporte em todas as questões legais e documentais que envolvem a previdência social.

 

O apoio técnico desses profissionais é de suma importância, pois o segurado consegue obter informações com mais segurança técnica e embasamento legal, sem correr o risco de se planejar de forma inadequada. A assessoria de um advogado especialista para a elaboração do planejamento previdenciário traz mais segurança para o trabalhador e garante também que todos os processos serão feitos com mais agilidade e menos riscos, evitando sustos ou dores de cabeça durante o processo.

 

Pensar na aposentadoria de forma preventiva é uma realidade que já vem sendo adotada por muitos trabalhadores, e é só por meio de um bom planejamento que o segurado poderá alcançar a segurança e projetar uma estimativa realista da sua futura aposentadoria.

 

Por Subcomissão de Direito Previdenciário – OAB Subseção de Mafra/SC