Paraná permite funcionamento de igrejas com até 50% da capacidade

Protocolo recomenda que idosos e pessoas do grupo de risco acompanhem missas e cultos de casa pela internet.

Foto: Divulgação

 

 

A Secretaria da Saúde (Sesa) do Paraná publicou nesta sexta-feira (30) as novas orientações sobre o funcionamento de igrejas e templos religiosos. O documento vem sendo atualizado, conforme o cenário epidemiológico estadual e os decretos do Governo do Estado.

 

Com a diminuição no número de casos e ocupação dos leitos hospitalares exclusivos para a covid-19, a Resolução Sesa nº 705/2021, sobre as igrejas e templos religiosos, aumenta de 35% para 50% a capacidade de público presencial, preservando na íntegra as medidas de distanciamento.

 

“O que nos baliza sobre a flexibilização das medidas restritivas é o cenário epidemiológico diário de casos da covid-19 no Paraná. Porém, vale lembrar que os protocolos de prevenção devem permanecer, como distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool gel 70% e a vacinação”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

 

Mesmo com a liberação de quantidade de público maior, a resolução da Secretaria da Saúde recomenda que os líderes religiosos deem prioridade para as celebrações virtuais e sugere que idosos e pessoas que fazem parte de grupo de risco, como hipertensos, diabéticos e gestantes, acompanhem as celebrações pelo rádio, televisão ou internet.

 

“Enfatizamos que todos os cuidados devem permanecer. Estamos recebendo constantemente do Ministério da Saúde mais doses da vacina contra a covid-19 e avançando na imunização por idade. Por isso, reforço a necessidade de ficar atento ao chamamento de cada município e a importância em tomar as duas doses da vacina”, disse o secretário.