Mais de 420 mil pessoas não voltaram para tomar a dose 2 em SC

Na população entre 18 e 39 anos, pouco mais de 46% completou o esquema vacinal até o momento.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel

 

 

A cada semana Santa Catarina comemora o avanço da imunização adulta e até mesmo juvenil contra a covid-19. Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são promissores e justificam cada vez mais que o Verão que se aproxima possa marcar a retomada ampla das atividades econômicas e sociais.

 

Conforme os dados apresentados esta semana, mais de 64% da população com 12 anos ou mais está completamente imunizada com as duas doses ou dose única da vacina.

 

Estes números se devem principalmente pela elevada cobertura de idosos e adultos com 40 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal. No caso dos idosos, com 60 anos ou mais, 99% dessa população já completou o esquema vacinal com duas doses ou dose única, e nos adultos, entre 40 e 59 anos, a cobertura está em 85%. Já na população entre 18 e 39 anos, pouco mais de 46% completou o esquema vacinal até o momento.

 

Porém, outro levantamento chama a atenção de forma negativa e recebe o alerta do superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário: “Os adultos jovens de 18 a 39 anos são aqueles que, no momento, apresentam as menores coberturas vacinais por não estarem retornando para receber a segunda dose no tempo adequado”. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 423.965 pessoas que tomaram a primeira dose não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda.

 

Com relação ao reforço, foram aplicadas pouco mais de 153.990 doses em idosos com 60 anos ou mais, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde. O grupo que menos recebeu o reforço foi o de idosos. Somente 30% com idade acima de 80 anos, 22% dos de 70 a 79 anos e menos de 1% dos idosos de 60 a 69 anos receberam esta dose, segundo o vacinômetro estadual.

Marina na Capital

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) apresentou nesta sexta-feira (22) o projeto arquitetônico do Parque Urbano e Marina Beira-Mar, um dos maiores empreendimentos que será construído na Capital. Serão mais de 107 mil m² de espaço de convivência, sendo 48 mil m² de área verde. O local será ideal também para prática de esportes, sejam esportes náuticos ou no parque urbano, com pista de skate, quadras de areia e convencionais. A previsão de início das obras é janeiro de 2023 e conclusão em julho de 2025.

 

Mérito Industrial

A Fiesc entregou a Ordem do Mérito Industrial de SC – 2020/2021, nesta sexta-feira (22) em Florianópolis. Foram homenageados Fernando Cestari de Rizzo (Tupy, de Joinville), Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos, de Chapecó), Júlio André Ruas Tedesco (in memoriam – Grupo Tedesco, de Balneário Camboriú), Sirivaldo José Barbieri (Pioneiro Baterias, de Treze Tílias), Salézio José Martins (Grupo Kyly, de Pomerode), Ricardo Minatto Brandão (Brametal, de Criciúma), além de Vicente Donini, do Grupo Marisol, de Jaraguá do Sul, que recebeu a comenda nacional, da CNI. O diretor da Fiação São Bento, Horst Maul, recebeu uma homenagem especial pelos 76 anos dedicados à indústria. A cerimônia contou com a presença de lideranças industriais e políticas do estado.

Meirelles

O ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, participou na Reunião de Diretoria da Facisc, de forma on-line. Direto de São Paulo, Meirelles deu um panorama sobre o atual cenário econômico do Brasil e perspectivas para o futuro. Segundo ele, o crescimento de SP se deve ao estado estar fazendo bem a “dever de casa”. “Facilitar a vida das empresas, reduzir gastos, avanço de produtividade, simplificação tributária”. São Paulo cresceu acima da média mundial.

Eleição na OAB

A eleição para a presidência da OAB/SC ganha corpo. A advogada Vivian De Gann é oficialmente a primeira mulher a disputar a presidência da seccional catarinense. A chapa 02 – “A OAB que você quer” – foi registrada na manhã de quinta-feira (21). Vívian terá como candidato a vice o ex-presidente da subseção de Blumenau, Alceu Xenofontes Lenzi. Nesta sexta (22), o candidato Hélio Brasil registrou as propostas da chapa 01, destaque para a redução da anuidade em 25%. As eleições serão no dia 25 de novembro.