O desafio da Operação Inverno ao focar no turista e nas regras sanitárias

O objetivo é garantir que a economia se movimente e ao mesmo tempo, se faça respeitar as medidas de enfrentamento à pandemia.

Foto: Divulgação/PMSC

 

 

O Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, foi o local estrategicamente escolhido pela Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com demais órgãos do Governo do Estado e Prefeituras Municipais da região, para o lançamento da Operação Inverno 2021.

 

O frio da manhã de segunda-feira (21), primeiro dia oficial da estação gelada, e a neblina tradicional compuseram o cenário ideal para o início da ação que visa garantir segurança para moradores e turistas, mas que também foca no respeito às regras sanitárias de combate ao coronavírus.

 

O desafio é enorme em garantir com que a economia se movimente e ao mesmo tempo se faça respeitar as medidas de enfrentamento à pandemia.

 

O aumento significativo no fluxo de turistas em virtude das baixas temperaturas deixa os órgãos de segurança e os empresários em alerta. A oportunidade é singular para tentar recuperar os prejuízos de meses passados, mas de nada adiantarão os esforços se não forem respeitadas as regras básicas de higienização e distanciamento.

 

O desafio é ainda maior na medida em que não há decreto limitando a ocupação da rede hoteleira ou nos pontos de visitação. Ou seja, o visitante é tão ou mais responsável do que as autoridades em geral.

 

Na cerimônia de lançamento da operação, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet, passou a mensagem da preocupação de fomentar as atividades econômicas aproveitando a estação do inverno e, para isso, “a Segurança é um dos itens mais importantes para garantir esse acesso dos visitantes”, completou.

 

A PMSC colocará o seu efetivo, tanto das companhias localizadas na Serra Catarinense, quanto das suas especializadas (Rodoviária, Ambiental e Cavalaria), com atenção especial para executar policiamento ostensivo geral. A estrutura está montada e o turista é bem vindo, mas todos devem respeitar as regras estabelecidas.

 

Rota da Cachaça

As vias que compõem a Rota da Cachaça, em Luiz Alves, serão asfaltadas por meio de um investimento de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado. A assinatura do convênio para a pavimentação ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), em ato com a presença do governador Carlos Moisés. Luiz Alves é considerada a Capital Catarinense da Cachaça. Os produtos da cidade são comercializados em diversas regiões do país e até mesmo exportados em alguns casos. Segundo o prefeito Marcos Pedro Veber, o convênio é o maior da história do município.

 

Bloco-X será adiado para 2022

O apelo de mais de 500 mil empresas dos setores do comércio, indústria, serviço e turismo foi atendido pelo governo do Estado, que adiou a implantação da Obrigação Tributária Acessória – Bloco X, prevista para entrar em vigor no dia 1º de julho. O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que durante a semana articulou reunião na Alesc entre empresários dos diversos segmentos e o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, foi informado pelo governo da decisão da suspensão. Ele destaca que houve abertura de diálogo e sensibilidade por parte do governo do Estado. Ainda nesta semana a Secretaria de Estado da Fazenda irá anunciar qual a nova data de implantação do Bloco X.

 

Previdência

Com a proposta de promover a educação e orientação previdenciária de seus participantes, a CELOS disponibiliza atendimento técnico, com profissionais especialistas no tema. O encontro pode ser presencial ou virtual e tem como missão sanar todas as possíveis dúvidas dos colaboradores. De acordo com a presidente Vanessa Evangelista Rotherme, a iniciativa busca oferecer condições para que todos tenham um futuro mais tranquilo e seguro na aposentadoria.

 

Esportes

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos) destinou R$ 3,2 milhões, através de emenda individual e de bancada, para a construção de quadras poliesportivas e execução de obras de acessibilidade nos prédios do IFSC espalhados pelo Estado, garantindo mais conforto e segurança. Os recursos foram indicados às unidades dos municípios de Canoinhas, Palhoça, Tubarão e Araranguá e irão beneficiar quase 6 mil alunos. Hélio Costa foi o deputado federal com maior votação em Santa Catarina.