Política de ética e boas práticas

Os profissionais do Riomafra Mix são guiados pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e pelo Regimento Interno do Riomafra Mix. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. O Riomafra Mix tem compromisso com a ética e a qualidade das publicações, inclusive:

 

  1. Trabalhar com independência, isenção e rigor, buscando a verdade, ouvindo todas as partes atendíveis e confirmando os factos antes de os noticiar.

 

  1. Assumir os erros e fazer a sua imediata correção perante os leitores de forma transparente.

 

  1. Procurar o equilíbrio e evitar o enviesamento, estabelecendo uma distinção clara entre opinião e notícia.

 

  1. Abster-se de escrever sobre pessoas, acontecimentos ou assuntos que o envolvam a si ou a pessoas próximas, informando a direção do Riomafra Mix sobre todos os conflitos de interesse que possam existir.

 

  1. Proteger as fontes, salvo nas situações previstas no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

 

  1. Evitar o recurso a fontes anônimas, salvo nas situações em que sejam imprescindíveis para aceder à informação. Nestes casos, o jornalista assume a responsabilidade pela informação que publica, para todos os efeitos, nomeadamente do foro judicial e/ou penal.

 

  1. Evitar o sensacionalismo.

 

  1. Recusar quaisquer pagamentos em dinheiro por parte de quaisquer entidades que sejam parte interessada, direta ou indiretamente, nas notícias que escreve.

 

  1. Presentes, brindes e outras ofertas de bens e serviços de qualquer valor só podem ser recebidas pelos jornalistas com a autorização do Riomafra Mix, se forem respeitados os limites do bom senso e não colocarem em causa a independência e a isenção do profissional em causa, bem como o bom nome do Riomafra Mix.

 

  1. Assumir a autoria de todos os seus trabalhos e não plagiar nem se apropriar dos trabalhos de terceiros.

 

  1. Guardar sigilo, nos termos da lei, sobre quaisquer informações confidenciais da vida interna do Riomafra Mix que digam respeito a trabalhos jornalísticos planeados ou em curso.

 

  1. Respeitar os colegas, as fontes e todas as pessoas e entidades externas com quem o Riomafra Mix se relaciona, agindo com educação, urbanidade e bom senso.

 

Tipos de Notícias

 

Notícia

Usada para todas matérias e reportagens que retratem fatos ou descrevam situações. Matéria baseada em fatos observados e verificados pelo repórter com fontes diversas. Notícias não possuem a opinião do repórter. Quando há análise, deve haver as duas definições: notícia e análise.

 

Análise

Usada para textos analíticos, com contextualização, avaliações sobre um tema e seus possíveis desdobramentos. Interpretação da notícia por diversos ângulos, baseada em evidências e dados. Projeta como o fato deve se desenrolar baseado nos acontecimentos. A análise deve ser baseada em informações factuais. Na análise, o jornalista deve aplicar sua expertise para ajudar o usuário a entender o fato. Um texto analítico pode ser também informativo.

 

Opinião

Textos caracterizados pelo juízo de valor sobre determinado tema. Podem ser feitos por colaboradores ou jornalistas da casa. Texto opinativo defende ideias e tira conclusões com base na interpretação de fatos e dados. Diz ao público o que o autor pensa sobre o evento ou problema. Os artigos de opinião podem incluir fatos relatados ou citações, mas enfatizam os próprios pensamentos, preferências pessoais e conclusões do autor. Inclui editoriais. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do veículo.

 

Humor

Texto mais livres, sem compromisso com a fidedignidade dos fatos, com sátira/humor. Usa exagero, ironia ou humor para destacar um assunto/tema.

 

Crônica

Textos leves, mais autorais, que tomam como bases fatos do cotidiano, sem necessidade de precisão jornalística.

 

Checagem de fatos

Matéria jornalística feita para checagem de boatos/fatos. Matéria feita a partir da verificação de uma informação, de uma declaração específica ou de um conjunto de informações divulgadas principalmente pelas redes sociais. Emite um veredicto sobre se a declaração está correta ou não. Também pode incluir relatórios destinados a desmascarar notícias falsas.

 

Publieditorial

Quando uma empresa, uma instituição ou um indivíduo paga para a produção e veiculação de uma matéria. Como resultado, embora possa ser escrito no estilo da publicação e com rigor, não é um jornalismo imparcial. É um texto publicitário. Não atende aos padrões de jornalismo imparcial ou independente porque um patrocinador esteve envolvido na produção e revisão final antes da publicação.