UnC aprova projeto inédito na área de recursos hídricos

Proposta busca avaliar as demandas hídricas da bacia hidrográfica do rio Canoinhas e bacias afluentes do rio Negro.

Foto: Divulgação

 

 

A Universidade do Contestado (UnC) aprovou junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) um projeto inédito na área de recursos hídricos para a região do Planalto Norte de Santa Catarina e região Sudeste do Paraná.

 

Segundo o coordenador do projeto, Jairo Marchesan, a proposta busca avaliar as demandas hídricas da bacia hidrográfica do rio Canoinhas e bacias afluentes do rio Negro e projetar cenários para que o Estado, por meio dos agentes políticos e investidores em atividades econômicas, possa ter subsídios para a tomada de decisões na área.

 

“O plano torna-se um documento auxiliador e estratégico na tomada de decisões nos usos múltiplos da água e se justifica pela necessidade estratégica de oferecer a curto, médio e longo prazo ao Estado, à sociedade, ao Comitê, usuários, dentre outros, as informações sobre as atuais condições e ofertas de disponibilidade de água em quantidade e qualidade”, explica.

 

Ainda de acordo com Marchesan, o planejamento minimiza conflitos pelo uso de água e também proporciona a prevenção e a mitigação de eventos hidrológicos críticos, a exemplo de secas ou inundações.

 

A pesquisa, prevista para iniciar em julho, será realizada por uma equipe de pesquisadores interdisciplinares, composta por técnicos de diferentes áreas do conhecimento, e será executada no prazo de 18 meses.

 

Investimentos

A reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, destacou que o projeto aprovado pela Fapesc é muito importante para a universidade, uma vez que concretiza a responsabilidade da instituição com os municípios de Canoinhas, Mafra, Rio Negro, Três Barras, Porto União e Rio Regrinho, no que se refere aos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Canoinhas e dos afluentes catarinenses do rio Negro.

 

“A parceria entre a UnC e o Governo de Santa Catarina, permitirá um investimento de mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento da pesquisa, cujos resultados contribuirão para uma das riquezas mais importante da região – a água”, ressalta a reitora.

 

Com informações da Universidade do Contestado (UnC).