UnC representa o Brasil em pesquisa internacional sobre propriedades rurais

Resultados da pesquisa serão usados para desenvolver ferramentas para aumentar o sucesso das propriedades de agroturismo.

Foto: Divulgação

 

 

A Universidade do Contestado (UnC) vai representar o Brasil em uma pesquisa científica internacional que tem como foco as propriedades rurais do Planalto Norte Catarinense.

 

O estudo em solo brasileiro engloba uma pesquisa ainda maior, coordenada pelo professor R. David Lamie, da Clemson University, nos Estados Unidos, em colaboração com a Universidade de Teramo, na Itália, com o professor Andrea Fantini; e, no Brasil, com os docentes do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da UnC (PMDR) e a participação da Associação Acolhida na Colônia.

 

De acordo com a professora Daniela Pedrassani, coordenadora do PMDR, os resultados da pesquisa serão usados para desenvolver ferramentas para aumentar o sucesso das propriedades de agroturismo e das propriedades agrícolas que oferecem vendas diretas, serviços educacionais, serviços recreativos e outros serviços relacionados com a recepção de visitantes em seus ambientes e espaços.

 

“Este é um importante levantamento de experiências do agroturismo na região da Amplanorte, cujo mapeamento poderá subsidiar a formação de programas de governo e políticas públicas para o setor, intensificando a geração de emprego e renda na região com aporte de novos investidores”, afirma a professora Daniela.

 

Outro ponto importante, é que a pesquisa poderá abrir espaços de intercâmbio de experiências e, mesmo de trocas comerciais entre o Planalto Norte e a região de Abruzzo na Itália, onde fica sediada a Universidade de Teramo (UNITE).