Até quando vão as temperaturas baixas? Veja previsão

Ventos para norte e o enfraquecimento da massa de ar polar mudam o tempo até o final de semana.

Amanhecer de domingo, entre Rio Negro e Mafra. Foto: Reprodução/Vigilância Patrimonial RN

 

 

O domingo (30), que amanheceu com temperaturas baixas em toda a região, não deve ter registros superiores a 15ºC, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.

 

A influência da massa de ar fria e seca segue na segunda-feira (1), onde o dia deve amanhecer com frio intenso, favorecendo a formação de geada ampla em Santa Catarina.

 

As temperaturas mínimas voltam a marcar valores negativos no Planalto Sul e Meio Oeste, entre 0 e 4°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e região Serrana da Grande Florianópolis. No litoral, as temperaturas ficam entre 5 e 10°C.

 

As máximas sobem um pouco mais em relação ao dia anterior, se aproximando dos 20°C. Ao longo do dia, o sol predomina em todas as regiões.

 

Na terça-feira (2) a massa de ar fria e seca começa a se afastar do Estado, com temperaturas negativas apenas de forma pontual nas áreas mais altas. A sensação ainda é de frio no amanhecer, com valores abaixo de 10°C na maior parte de Santa Catarina.

 

Com o predomínio de sol, as temperaturas voltam a atingir valores de até 22°C no decorrer da tarde. Os ventos voltam a soprar de quadrante norte, mas ainda com intensidade fraca.

 

O tempo segue firme e ensolarado na quarta-feira (3). No amanhecer as temperaturas permanecem baixas, mas continua subindo em relação ao início da semana, devido a mudança gradual dos ventos para norte e o enfraquecimento da massa de ar polar.

 

A condição do tempo muda entre a noite de quarta (3) e a quinta-feira 04), com a aproximação de instabilidades pelo Rio Grande do Sul, que deve aumentar a nebulosidade em Santa Catarina, em especial nas áreas entre o Planalto e Litoral Sul, onde podem ocorrer chuvas isoladas. Com o aumento de nebulosidade, as temperaturas já não caem tanto na madrugada.

 

Com informações da Defesa Civil de SC.