Defesa Civil emite alerta de risco para temporais e inundações na região

Entre hoje (9) e amanhã (10), volume de chuva deve atingir marca de 110 mm em Riomafra.

Fotos: Robson Komochena

 

 

A Defesa Civil emitiu alerta sobre fortes rajadas de vento e chuva intensa entre esta hoje (9) e amanhã (10) em Santa Catarina. A alteração no clima ocorre em função de um ciclone extratropical que se desloca sobre todo o Estado.

 

O Oeste e o Litoral serão as áreas mais afetadas pelos temporais. Já o Planalto Norte recebeu alerta de risco de “atenção”. Confira o mapa:

 

 

Segundo a Defesa Civil, as chuvas terão totais mais elevados e o acumulado em Santa Catarina pode ficar acima de 250 mm, o dobro da média esperada para a primeira quinzena de agosto.

 

Em Riomafra, de acordo com dados meteorológicos da Epagri/Ciram, o acumulado de chuva deve atingir 110 mm em dois dias. Na terça-feira (9), o volume total será de 40 mm. Também são esperados temporais localizados, com rajadas de vento de até 55 km/h.

 

Já na quarta-feira (10), o acumulado de chuva atinge 70 mm, com rajadas de vento  de 60 km/h. A chuva dá uma trégua durante a noite, quando o ciclone extratropical se afasta da costa catarinense. No lugar dele, uma massa de ar frio se aproxima, deixando o tempo estável e derrubando ainda mais as temperaturas.

 

O vento e as rajadas perdem a intensidade logo na manhã de quinta-feira (11), por conta do afastamento do ciclone. Já a massa de ar frio intensifica a sensação de frio, principalmente entre a madrugada e o amanhecer, que deve registrar temperaturas baixas, próximas a 0°C.

 

Risco de enxurradas e alagamentos

De acordo com a Defesa Civil, o grande volume de chuva e os fortes ventos previstos para hoje e amanhã podem causar inundações, enxurradas, deslizamentos e ocorrências de destelhamento, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou no Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

No momento, às 12 horas desta terça-feira, o nível do rio Negro marcou 2,56 m, com uma vazão de 106 m³/s e precipitação e 2,4 mm.

 

Segundo o monitoramento da Copel, o rio começa a atingir as casas mais próximas somente após ultrapassar 6 metros.