Forte massa de ar polar derruba temperaturas em Riomafra nesta semana

Frio chega para valer a partir de terça-feira (17) quando a temperatura registra mínima de 4°C.

Foto: Maisa Ruthes Cardoso

 

 

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pelo Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, durante toda a semana.

 

O frio intenso que deve atingir boa parte do país é resultado do deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que irá coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns.

 

Em Santa Catarina, há possibilidade de queda de neve e precipitação de chuva congelada nas áreas mais altas do Estado, que podem atingir temperaturas próximas de 0°C. Em Riomafra e região, o início da semana será marcado por temperaturas abaixo dos 10°C ao amanhecer. Já as máximas não devem passar dos 14°C.

 

Confira a previsão do tempo completa

Nesta segunda-feira (16), o sol aparece durante o dia e a máxima chega a 15°C. Durante a noite, a massa de ar polar chega ao Sul do país, provocando queda de temperatura. A mínima chega a 7°.

 

A terça-feira (17) será de frio intenso pela manhã, com nevoeiros e condição de geada nas áreas mais altas. A mínima chega a 4°C e a máxima a 10°C. Durante a tarde, o sol aparece entre nuvens.

 

Já na quarta-feira (18), o frio se mantém pela manhã, com condição de geada e nevoeiros. No decorrer do dia, o sol aparece, mas a temperatura se mantém baixa. Os termômetros marcarão mínima de 5°C e máxima de 10°C.

 

A quinta-feira (19) será novamente marcada por nevoeiros e geada pela manhã. O sol aparece durante a tarde, mas a temperatura se mantém baixa. A mínima chega a 7°C e máxima a 13°C.

 

Por fim, a sexta-feira (20) será de sol entre nuvens e baixas temperaturas. A mínima chega a 8°C e a máxima a 14°C.

 

Tendência para os próximos dias

Entre os dias 21 a 24 de maio, uma massa de ar frio com deslocamento para o oceano mantém o tempo estável e com temperaturas mais baixas ao amanhecer. Próximo aos dias 25 e 26, uma frente fria provoca chuva em toda a região, seguida de uma nova massa de ar frio com declínio de temperatura.