Há nove anos, Riomafra, Itaiópolis e região amanheciam cobertas pela neve

O que você fazia na manhã de 23 de julho de 2013? Provavelmente, fotografava e se admirava com as paisagens causadas pelo fenômeno.

Alto de Mafra, cruzamento da Praça Lauro Müller. Foto: Lucas Kondlatsch/Divulgação

 

 

O que você fazia na manhã de 23 de julho de 2013? Provavelmente, fotografava e se admirava com as paisagens causadas pela neve, que caiu em Rio Negro, Mafra, Itaiópolis e mais nove municípios da região norte de Santa Catarina.

 

Um fato raro e quase que inédito para algumas gerações: no início daquela madrugada, começava a nevar em Mafra, Campo Alegre, Canoinhas, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

 

Prefeitura de Itaiópolis em 23 de julho de 2013. Foto: Divulgação

 

Outras 10 cidades paranaenses tiveram registro de neve: Rio Negro, Curitiba e região metropolitana, União da Vitória, Faxinal do Céu, São Mateus do Sul, Irati, Palmas, General Carneiro, Cascavel, Toledo e a cidade com maior registro de neve foi Guarapuava.

 

Até então, o último registro do fenômeno em Riomafra foi em 19 de junho de 1892, quando, segundo relatos históricos, “nevou durante o todo o dia”.

 

No vídeo, o registro dos mafrenses Camila de Castro Nogueira e Rodrigo Dutka, que filmaram a neve nas praças Lauro Müller (Alto de Mafra) e Pedro Kuss (Fórum).