O dia 23 de julho de 2013 entrou para a história de Riomafra e mais nove municípios da região norte de Santa Catarina.
Um fato raro e quase que inédito para algumas gerações: no início daquela madrugada, começava a nevar em Mafra, Campo Alegre, Canoinhas, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Prefeitura de Itaiópolis em 23 de julho de 2013. Foto: Divulgação
Outras 10 cidades paranaenses tiveram registro de neve: Rio Negro, Curitiba e região metropolitana, União da Vitória, Faxinal do Céu, São Mateus do Sul, Irati, Palmas, General Carneiro, Cascavel, Toledo e a cidade com maior registro de neve foi Guarapuava.
Até então, o último registro do fenômeno em Riomafra foi em 19 de junho de 1892, quando, segundo relatos históricos, nevou durante o todo o dia.
No vídeo, o registro dos mafrenses Camila de Castro Nogueira e Rodrigo Dutka, que filmaram a neve nas praças Lauro Müller (Alto de Mafra) e Pedro Kuss (Fórum).