Mafra e Rio Negro se mobilizam para abrigar pessoas em situação de rua durante o frio

Secretarias de Assistência Social elaboraram ações de enfrentamento e acolhimento a estas pessoas.

Foto: Divulgação

 

 

A onda de frio intenso fez as temperaturas caírem bruscamente nos últimos dias, o que afetou diretamente pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. No intuito de mitigar esse efeito, as secretarias de Assistência Social de Mafra e Rio Negro elaboraram ações de enfrentamento e acolhimento a estas pessoas.

 

Mafra

Em Mafra, as equipes da Assistência Social estão percorrendo os principais pontos de permanência dessas pessoas, durante os dias e as noites desta semana. Para todas essas pessoas, será ofertado acolhimento na Casa de Apoio Novo Amanhecer (CANoA), que ampliou o número de vagas e está preparada para atender à demanda que deve aumentar nos próximos dias.

 

A população também pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone (47) 3642-8382, caso aviste um morador de rua pela cidade.

 

Segundo a secretária, Danielle Kondlatsch, as pessoas que negarem o serviço de acolhimento e optarem por permanecer na rua, receberão mantas e cobertores.

 

Além do pernoite, a CANoA oferece aos usuários quatro refeições diárias, materiais de higiene, lavanderia para uso de acolhidos e roupas de cama e banho.

 

A casa de passagem dispõe ainda de equipe técnica capacitada para atuar no processo de saída das ruas. O espaço está localizado na BR-116, ao lado do Centro de Serviços.

 

Rio Negro

Em Rio Negro, a ação será desenvolvida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria de Administração, através do setor de vigilância. As atividades iniciam nesta sexta-feira (20) e vão até o dia 31 de julho, período mais rigoroso do inverno. Após esse período, a Secretaria de Assistência Social fará análise da necessidade de permanência da ação a depender da previsão das temperaturas para o mês de agosto.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

As equipes estarão recebendo os moradores de rua na sede do CREAS, na rua Barão do Rio Branco, 518, na Vila Militar. No local, será ofertado banho, roupas e jantar. Às 19h30, um ônibus fará o transporte desses cidadãos até o espaço de abrigamento noturno, que está localizado na rua Antonio Marques, em Sítio dos Rauen, onde permanecerão até as 8 horas do dia seguinte, quando o ônibus irá apanhá-los para o café da manhã no CREAS.

 

Diariamente, das 19h30 até às 20h30, a equipe do CREAS fará abordagem social nas ruas do município para localizar pessoas que estejam em situação de rua e que queiram abrigo.

 

Assim como em Mafra, as pessoas que negarem o serviço de acolhimento, receberão mantas e cobertores.

 

Caso a população encontrar alguém em situação de rua durante o período, poderá entrar em contato pelo Whatsapp (47) 99254-0498 para comunicar o fato, a fim de que a equipe faça a abordagem social ao cidadão.

 

Aqueles que puderem contribuir com doações de cobertores e roupas, poderão entregá-los diretamente no CREAS ou na sede da secretaria de Assistência Social, na rua Dr. Vicente Machado, 418, no Centro de Rio Negro (antigo Fórum de Justiça).

 

Foto: Divulgação