Onda de frio se mantém até quarta-feira em Riomafra

Início da semana será de tempo firme e seco, com baixas temperaturas na região.

Foto: Robson Komochena

 

 

A massa de ar frio e seco, responsável pelo declínio das temperaturas no Sul do país, mantém o clima desta maneira até quarta-feira (15), quando passa a se afastar de Santa Catarina e do Paraná. Com isso, as temperaturas devem começar a aumentar gradativamente.

 

Nesta segunda-feira (13), Riomafra atingiu mínima de 0°C entre a madrugada e o amanhecer. Segundo dados meteorológicos da Epagri/Ciram, o tempo fica seco e ensolarado durante a tarde, mas a temperatura não deve passar dos 16°C.

 

Já na terça-feira (14), o sol aparece entre nuvens, com nevoeiros e chance de geada entre a madrugada e o amanhecer. A temperatura segue baixa, com mínima de 5°C e máxima de 17°C.

 

O tempo fica encoberto na quarta-feira (15) e melhora no decorrer do dia. Entre a madrugada e o amanhecer, permanece o risco de geada e nevoeiros. Os termômetros marcam mínima de 6°C e máxima de 17°C.

 

A partir de quinta-feira (16), o frio dá uma trégua e o sol aparece com aumento de nuvens. A temperatura entra em elevação e atinge mínima de 9°C e máxima de 22°C.

 

Já na sexta-feira (17), o tempo fica encoberto e com chuva, devido à presença de um cavado (área de baixa pressão). Durante o dia, há risco de temporais localizados com chuva intensa e totais elevados (35 mm). A temperatura fica amena, devido à cobertura de nuvens, atingindo mínima de 13°C e máxima de 22°C.

 

Tendência para os próximos dias

A madrugada e manhã do dia 18 de junho será de chuva, devido ao deslocamento de uma frente fria. Em seguida, uma nova massa de ar frio e seco se aproxima, provocando quedas de temperatura. Nos dias 19 e 20, o tempo estará mais firme, com sol entre nuvens na região. A partir do dia 21, há indicativo de tempo instável com chuva frequente, devido ao deslocamento de outra frente fria e a influência de áreas de baixa pressão.

 

Fim de semana histórico

Neste domingo (12), a massa de ar polar que está em atuação em Santa Catarina proporcionou um registro histórico para Santa Catarina em 2022: o município de Urupema, no Planalto Sul catarinense, marcou em seus termômetros a menor temperatura de todo o Brasil, -6,1 °C.

 

No mesmo amanhecer, demais mínimas negativas foram sentidas em outras cidades do Estado, como nos casos de São Joaquim (-4,38°C), Bom Jardim da Serra (-3,78°C) e Urubici (-3,58°C).