Pais de diferentes gerações compartilham vivências e desafios da paternidade

Um pai de primeira viagem e um pai que já é bisavô mostram seus diferentes pontos de vista sobre a paternidade.

Para fechar este domingo especial, dois pais compartilharam suas histórias e falaram sobre suas perspectivas em relação à paternidade, sobre os desafios e o significado de ser pai.

 

 

Pai, avô e bisavô

Um exemplo de homem e pai de família, Nicolau Jurkewicz tem 83 anos. Casado com a dona Isolde há 58 anos, é pai de três, avô de onze e bisavô de oito.

 

 

Nicolau foi pai pela primeira vez aos 26 anos, após o nascimento da primogênita Jocelia, um ano após o casamento. Logo depois vieram mais dois filhos, Jocelito e Jocelane.

 

Emocionado e com lágrimas nos olhos, Seu Nicolau relembra da infância difícil no interior de Itaiópolis, onde cresceu sem a presença do pai, que faleceu antes do seu nascimento. Ele afirma, que desde muito novo pensava no momento em que se tornaria pai e o quanto gostaria de ser presente na vida de seus filhos.

 

 

Ainda muito jovem veio para Rio Negro, começou a trabalhar na empresa Souza Cruz e fixou residência na Avenida Plínio Tourinho, onde vive até hoje e criou seus três filhos.

 

Atualmente, em meio à pandemia, ele sente falta das festas e reuniões de famílias, pois já não é possível se reunir como antes.

 

Buscando sempre ajudar o próximo com integridade, exemplo que passou não apenas para os filhos, netos e bisnetos, mas para todos que passaram por sua vida, Nicolau é um exemplo de humildade e lealdade.

 

“Hoje me sinto realizado e orgulhoso pela família que tenho”, afirma.

 

Amor de primeira viagem

Thiago Fuchs, de 30 anos, é pai da pequena Heloísa, que com apenas 14 dias de vida já mostrou quanto amor sua chegada trouxe.

 

 

O pai de primeira viagem afirma que desde que casou já sonhava em ter um filho. “Quando olho para a Heloísa sinto um amor inexplicável. É a realização de um sonho e a constituição da família que sempre quis ter”, disse.

 

Casados há três anos e meio, Brenda e Thiago afirmam que a chegada da Heloísa mudou toda a rotina, mas completou a vida do casal.

 

Apesar das incertezas, Thiago espera passar todos os valores e ensinamentos à filha, para que no futuro, ela caminhe com as próprias pernas. “Como pai quero ajudá-la com seu propósito de vida e estar sempre presente”.