PR e SC oferecem canal de denúncias anônimas contra abuso sexual infantil

Informações recebidas pelo 181, são repassadas para as forças policiais de forma privada.

Foto: AEN

 

 

Como forma de alerta, 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis, e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes.

 

A garantia do sigilo é, muitas vezes, fator essencial para que o cidadão denuncie este tipo de crime, pois na maioria das vezes, o abusador é alguém próximo da família ou até mesmo um familiar. Por isso, tanto no Paraná como em Santa Catarina, é possível realizar denúncias anônimas através do Disque Denúncia 181, ferramenta efetiva no combate à criminalidade.

 

O 181 é uma forma de ligação direta entre população e forças policiais, que permite também a integração entre os órgãos de segurança. Com as denúncias recebidas pelo canal é possível dar andamento direto aos crimes, encaminhando para os órgãos competentes, para que eles possam atuar de maneira efetiva nas investigações criminais.

 

As informações recebidas pelo 181, são repassadas para as forças policiais de forma privada. Isso é possível devido às linhas telefônicas digitais criptografadas que garantem total sigilo do denunciante e das informações.

 

“A função do Disque Denúncia 181 é dar voz à população, para que as forças de segurança e demais órgãos de fiscalização possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos, inclusive sobre a violência contra crianças e adolescentes”, explicou o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181 do Paraná, major Edivan Sharles Fragoso.

 

Para fazer uma denúncia, o público informa endereços, nomes de envolvidos e tipos de crimes ocorridos. A partir disso, o Disque Denúncia 181 coleta, processa, registra e difunde informações relacionadas aos casos, com direcionamento aos órgãos responsáveis, de acordo com a natureza do crime.

 

Além do Disque 181, também é possível realizar denúncias anônimas pelo Disque 100 que é o canal nacional de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que também funciona 24 horas por dia, todos os dias. Além da exploração e abuso sexual infanto-juvenil, qualquer violação de direitos humanos pode ser relatada neste número. A ligação é gratuita, anônima e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil.