Problemas com fornecimento de água, esgoto, luz, coleta de lixo? Saiba onde pedir ajuda

Para muitas pessoas o problema começa ao não saber quais são os canais disponíveis para atendimento.

Foto: Divulgação

 

 

Sempre que surge um problema no abastecimento de água e energia, em encanamentos, sistema de esgoto, coleta de lixo ou iluminação pública, as pessoas ficam em dúvida a quem recorrer e muitas vezes não sabem como solicitar reparos e informações.

 

Para facilitar sua vida, o Riomafra Mix reuniu dados importantes de serviços em Rio Negro e Mafra, caso pinte alguma dúvida ou problema.

 

Iluminação pública

Se você se deparar com alguma lâmpada de iluminação pública quebrada ou queimada ou precisar solicitar reparos e outros serviços de manutenção em ruas, praças e parques públicos, entre em contato diretamente com as empresas responsáveis, em horário comercial.

 

Em Mafra, a manutenção é feita pela empresa Engeluz e as solicitações podem ser realizadas pelo telefone 0800-779-2000 ou pelo site www.engeluz.com.br.

 

Já em Rio Negro, a empresa Serrana Engenharia está encarregada dos serviços de iluminação pública. O contato pode ser feito pelos telefones: (47) 3642-1947 ou 0800 648-0201.

 

Água e esgoto

Para solicitar qualquer reparo em encanamentos, sistema de esgoto ou ainda problemas relacionados ao abastecimento de água, basta entrar em contato com a Casan (em Mafra) ou a Sanepar (em Rio Negro).

 

A Casan possui uma central de atendimento pelo telefone 0800-643-0195. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o estado de Santa Catarina. A solicitação também pode ser feita pelo aplicativo Casan SC e pelo portal www.casan.com.br.

 

Já na Sanepar, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800-200-0115, que também funciona 24 horas ou pelo aplicativo Sanepar Mobile. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Energia elétrica

Para qualquer problema na linha elétrica ou no abastecimento de energia elétrica, o consumidor deve entrar em contato com a Celesc pelo aplicativo Celesc App ou pelos telefones 0800-048-0196 (emergência) ou 0800-048-0120 (comercial).

 

Coleta de lixo

Em Rio Negro, para solicitar os serviços de coleta seletiva ou convencional, o requerente precisa instalar o aplicativo Atende.net no smartphone e fazer o pedido na guia “Cidadão”.

 

Já para a coleta de resíduos de jardinagem, o morador deverá ligar com antecedência para: 0800-644-3280 ou 3642-3280 (Secretaria de Meio Ambiente). A coleta é gratuita, sendo restrita a 1m³ semanal por residência. Quando tiver grama para destinar, o munícipe deve adicionar em sacos para facilitar a coleta e não obstruir bueiros em casos de chuvas.

 

Em Mafra, o serviço pode ser solicitado pelo telefone (47) 3642-1947, pelo Whatsapp (47) 98871-5531 ou pelo e-mail [email protected].

Para informações sobre o descarte o descarte correto de lixo eletrônico ou reciclável, a solicitação pode ser feita na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra pelo telefone (47) 3641-4016.

 

Transporte público

O transporte público em Riomafra é operado pela Viação Norte Sul. Para solicitar novas linhas, conferir horários, fazer elogios ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone e Whatsapp (47) 3012-3092 ou pelo e-mail [email protected].

 

Procon

Para orientações e informações sobre defesa do consumidor e contra abusos praticados nas relações de consumo, o cidadão deve entrar em contato com o Procon.

 

Em Mafra, o Procon atende pelos telefones (47) 3642-5822 e (47) 3642-4378 ou pelo e-mail [email protected].

 

Já em Rio Negro, o atendimento pode ser feito pelo Whatsapp (47) 3642-4957 ou pelo e-mail [email protected].