Veja como fica a liberação do uso de máscaras nas escolas de Mafra e Itaiópolis

Governo de Santa Catarina decretou na última semana que crianças de 6 a 12 anos não precisam mais usar máscaras nas escolas.

Foto: Divulgação

 

 

O governo de Santa Catarina decretou na última semana a não obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para crianças de 6 a 12 anos em ambientes escolares.

 

Segundo o governo, a medida publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (2), não exclui a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) quanto à utilização de máscara pelos públicos em ambientes fechados e também em locais abertos onde há aglomeração.

 

A obrigação da máscara para pessoas acima de 12 anos fica dispensada apenas no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, deficiência sensorial, ou qualquer outra deficiência que impeça o uso adequado da máscara.

 

Em Mafra, a secretária de Educação Jamine Emmanuelle Henning, afirmou que o município vai aderir ao decreto, mas ficará a critério dos pais ou responsáveis a utilização das máscaras.

 

“Os pais terão autonomia para mandar os filhos para a escola de máscara ou não. Ainda assim, continuaremos com nossas medidas protetivas, como a higienização dos ambientes escolares e a aferição de temperatura dos alunos”, pontua Jamine.

 

Em Itaiópolis, de acordo com a secretária de Saúde, Araci Gelbeck, as escolas municipais não vão aderir ao decreto estadual até o final do mês de março. Em abril, a decisão deve ser rediscutida pelos conselhos de Saúde e Educação, levando em consideração o período de calamidade pública no município e o número de casos de covid. Em caso de liberação, o uso da máscara também ficará a critério dos pais e responsáveis.

 

Paraná

O governo do Paraná ainda não decretou nenhuma medida sobre o uso de máscaras por crianças em ambientes fechados. Até o momento, as prefeituras de Rio Negro e Campo do Tenente sinalizaram que a obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança nas escolas permanece para todas as idades.

 

“Enquanto não houver uma sinalização do Governo do Estado, continuaremos mantendo a obrigação do uso de máscaras em nossas escolas, assim como as demais medidas restritivas contra a covid-19”, disse a secretária de Saúde de Rio Negro, Simone Gondro.