Agência do Trabalhador de Rio Negro participa de Encontro Estadual da Rede Sine

Município ocupa a terceira colocação no ranking de desempenho da Região Metropolitana de Curitiba.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

A Agência do Trabalhador de Rio Negro marcou presença no Encontro Estadual da Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) do Paraná, realizado na quinta-feira (9) em Curitiba.

 

O evento reuniu servidores das 216 Agências do Trabalhador do Paraná que receberam mais capacitação para atendimento aos trabalhadores paranaenses.

 

Entre os palestrantes esteve o superintendente Regional do Trabalho do Paraná, Paulo Kroneis, que representou o Ministério do Trabalho e Previdência, e elogiou o modelo adotado no Paraná. “O avanço da Rede Sine no país, tem como modelo a rede do Paraná, com o maior número de agências e o maior número de empregos gerados em 2021”, disse o superintendente Paulo Kroneis.

 

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência revelam que o Paraná foi o Estado que mais empregou via Agências do Trabalhador em 2021. No total foram 110.101 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através das agências comandadas pela secretaria de Justiça, Família e Trabalho, muito à frente de São Paulo, que foi o terceiro colocado, com 42.578. O segundo lugar ficou com o Ceará, com 46.743 colocados pelas agências.

 

Rio Negro

A Agência do Trabalhador de Rio Negro ocupa a terceira colocação da Região Metropolitana de Curitiba, segundo o ranking de desempenho IMO (Intermediação de Mão de Obra). O desempenho avalia a oferta, encaminhamento e colocação de profissionais no mercado de trabalho.

 

Foto: Divulgação

 

Na agência, todos os atendimentos são prestados por meio da intermediação de mão de obra, ou seja, os profissionais fazem todo o acompanhamento para a procura de vaga que se enquadre ao perfil do candidato e seleciona para encaminhamento da entrevista até a contratação.

 

Através da agência, o trabalhador também pode dar entrada no seguro-desemprego e buscar por ofertas de trabalho, capacitação, participar de entrevistas de emprego, e dar entrada em documentos como Carteira de Trabalho (CTPS).

 

Segundo a gerente da Agência do Trabalhador de Rio Negro, Iraci Kraievski Nadolny, o Sine não se limita apenas a atender os trabalhadores em busca de emprego. “Nossos servidores realizam um trabalho junto às empresas para buscar vagas e encaminham as pessoas que tenham o perfil adequado para cada vaga. Além disso, trabalhamos na qualificação do nosso pessoal para captar as vagas e orientar os trabalhadores”, declarou.