Educação de Rio Negro adere ao programa Tempo de Aprender do MEC

Secretaria está selecionando voluntários para atuarem como assistentes de alfabetização em escolas municipais.

Foto: Divulgação

 

 

A Secretaria de Educação de Rio Negro aderiu nesta quarta-feira (23) ao programa “Tempo de Aprender”, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

O programa visa fortalecer e apoiar as unidades de ensino da rede pública municipal no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nas turmas de Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

 

O programa tem como foco principal o pleno domínio da leitura, da escrita e da matemática. A inciativa tem a proposta de elevar a qualidade do ensino e assegurar o direito à alfabetização, impactar positivamente a aprendizagem no decorrer da trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas.

 

A prefeitura abriu um processo de seleção para assistentes de alfabetização que atuarão, de forma voluntária, como apoio pedagógico aos professores regulares nas turmas de pré-escola e 1º e 2º anos das unidades escolares municipais.

 

Para concorrer à seleção, os candidatos deverão ter mais de 18 anos, ter ensino médio completo, estar cursando ou ter concluído formação em pedagogia e ter habilidade para a função.

 

De acordo com o edital, a atuação do assistente de alfabetização é de natureza voluntária. Porém, o assistente de alfabetização, lotado devidamente na unidade de ensino, desenvolverá o programa e receberá ressarcimento para despesas com transporte e alimentação no valor de R$ 150 mensais por turma.

 

A atribuição dos assistentes de alfabetização será garantir apoio adicional, no turno regular, ao professor alfabetizador por um período de 5 horas semanais para unidades escolares não vulneráveis. O candidato pode assumir até 8 turmas, não ultrapassando 40 horas semanais.

 

As inscrições podem ser realizadas na prefeitura, localizada na rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, no bairro Seminário, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas até 4 de março.

 

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição, devidamente preenchida, com todos os dados solicitados, e as cópias dos documentos solicitados no edital.

 

Para acessar o edital de abertura, clique aqui.