Entenda como funciona a patrulha patrimonial em Rio Negro

Agentes vão realizar patrulhamento e monitoramento eletrônico e repassar informações à Polícia Militar.

Foto: Robson Komochena

 

 

Um novo programa de patrulha patrimonial foi lançado nesta terça-feira (23) em Rio Negro.

 

O objetivo do projeto é assegurar soluções em serviços de segurança pessoal e patrimonial e aprimorar o monitoramento eletrônico do município.

 

A vigilância da patrulha patrimonial conta com um coordenador de segurança, um coordenador de vigilância e 24 servidores municipais.

 

Segundo o coordenador da patrulha patrimonial, Gilmar Alves Assunção, os servidores vão monitorar câmeras de vigilância que foram instaladas em escolas públicas, postos, unidades de saúde, rodoviária, prédios públicos e em pontos específicos de algumas localidades do interior.

 

Em caso de eventuais atitudes suspeitas, as informações serão repassadas à Polícia Militar.

 

Além disso, a patrulha patrimonial vai realizar patrulhamento e fiscalização dos bens públicos municipais com um carro e uma moto plotados e sinalizados. “Os servidores atuarão como vigilantes e não poderão fazer abordagens, apenas comunicar à Polícia Militar caso se deparem com ações suspeitas. A patrulha existe para prevenir que casos de furto e vandalismo ocorram”, explica Gilmar.

 

Os agentes da patrulha são concursados e capacitados em vigilância, com certificado DRT expedido pela Polícia Federal e remanejados das escolas com câmeras e sistema de monitoramento de alarme existentes e ativos. O serviço será realizado em regime de escala e os servidores não precisarão atuar sozinhos em guaritas individuais, tornando a vigilância mais segura e eficaz.

 

Ainda segundo Gilmar, a patrulha vai contribuir com a elucidação de crimes e estruturar a segurança pública do município. “A vigilância lembrará os munícipes que seus atos estão sendo vigiados e levará informações à polícia, seja na forma do monitoramento eletrônico ou na informação visualizada pela rota patrimonial”, finalizou.

 

De acordo com o prefeito de Rio Negro, James Valério, a patrulha formaliza uma ação de vigilância diante do patrimônio municipal e irá desempenhar uma importante parceria com a Polícia Militar, denunciando atitudes suspeitas e atos delinquentes.