Escola Olavo Bilac cria fanfarra e ensina música aos alunos

Projeto oferece aulas para que os alunos aprendam a cantar e tocar instrumentos.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

Estimular o desenvolvimento dos alunos através da música é uma das ações da Escola Municipal Olavo Bilac. O projeto “Bandas e Corais na Escola” oferece aos alunos a aprendizagem de instrumentos de fanfarra e de canto. Até o momento, a fanfarra conta com 23 alunos participantes, com idades entre 9 e 11 anos. Além de aprender as técnicas e ensaios, os estudantes realizam apresentações na escola e na comunidade.

 

A fanfarra da Escola Municipal Olavo Bilac atualmente é regida pelo estagiário Cauã Igor dos Santos Collaço, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Cívico Militar Presidente Caetano Munhoz da Rocha. O projeto surgiu através do programa “Rio Negro Integral”. As crianças ensaiam no contraturno, três vezes por semana. As atividades se alternam entre aprender a tocar instrumentos com ensaios de voz para as apresentações.

 

Os instrumentos tocados pelos alunos são: percussão (caixa, bumbo, surdo), ataque (pratos, meia lua) e instrumento voz (lira). A escola também tem o intuito de futuramente aplicar aulas de violão, que dependem ainda da aquisição dos instrumentos.

 

A música no projeto “Bandas e Corais na Escola” se insere na perspectiva mais ampla de educação recomendada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e sinaliza uma participação significativa no cumprimento do direito à educação e à cultura, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O ensino da música na escola, contribui no desenvolvimento da atenção e memória, já que o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletida. Por meio da música, é possível vencer as barreiras da timidez, desenvolver a responsabilidade, trabalho em grupo e comprometimento da equipe, autoestima, e instigar o pensamento crítico.