Ex-prefeito Ary Siqueira é homenageado com nome do Paço Municipal

Ary Siqueira foi eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000, ficando à frente do Executivo por dois mandatos consecutivos.

O professor de Matemática Ary Siqueira, que governou Rio Negro por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004), foi homenageado com a denominação do prédio do Seminário Seráfico São Luis de Tolosa.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

O agora Paço Municipal Prefeito Ary Siqueira foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (22), em cerimônia restrita. O espaço teve os telhados e torres reformadas, além de receber nova pintura.

 

As obras de reforma do telhado preservaram sua originalidade, bem como as torres, que foram revitalizadas com o cuidado de utilizar os mesmos materiais e técnicas da época da construção.

 

Por se tratar de um prédio tombado, com grande complexidade e diversas particularidades, a reforma durou cinco anos, sendo totalmente concluída em 2020.

 

Toda a obra custou em torno de R$ 600 mil, custeada através de recursos do Ministério do Turismo e da Prefeitura.

 

 

Decreto nº 180/2020

De acordo com o Decreto nº 180/2020, a denominação do Paço Municipal é justificada pelas relevantes obras realizadas no local pelo ex-prefeito Ary Siqueira, entre elas, a instalação oficial da Prefeitura, em 10 de julho de 1999.

 

O decreto também lista a reinauguração do restauro da Capela “Cônego José Ernser” e a inauguração da obra “Cidade de Belém” (presépio em palha de milho), ambos em 15 de novembro de 2000.

 

Outras inaugurações elencadas foram: as oratórias “Vida de Cristo” (em 02 de dezembro de 2001); o Museu Histórico “Professora Maria José França Foohs” (em 15 de novembro de 2002) e o Cine Teatro “Antônio Cândido do Amaral” (18 de dezembro de 2002).

 

 

Ary Siqueira

Nascido em Corupá, Ary Siqueira veio ainda jovem para Rio Negro. Estudou nos colégios São José e Caetano Munhoz da Rocha. Foi graduado em Matemática pela Universidade do Contestado, Campus Mafra.

 

Atuou em diversos setores da Prefeitura, como IBGE, onde por cessão, auxiliando na realização do Censo de 1972.

 

Em 1988 foi eleito vereador. Ainda nos anos 90 foi secretário de Administração de Rio Negro.

 

No ano de 1996 disputou as eleições municipais, sendo eleito prefeito entre 1997 e 2000, onde concorreu à reeleição e obteve mais uma vitória nas urnas, sendo prefeito entre 2001 e 2004.

 

Outro destaque da gestão de Ary Siqueira foi a recuperação, em parceria com o Governo de Santa Catarina, da ponte metálica, que passou a ser denominada de “Dr. Diniz Assis Henning”.

 

Ele faleceu em 21 de fevereiro de 2003, com 62 anos.