IPRERINE atinge R$ 100 milhões em recursos previdenciários

Saúde financeira do instituto assegura tranquilidade aos servidores da prefeitura de Rio Negro.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Negro

 

 

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Rio Negro (IPRERINE) atingiu uma marca histórica em novembro de 2021: o patrimônio chegou a 100 milhões.

 

Criado em 13 de setembro de 2001, pela Lei Municipal n. 1.254/2001, o IPRERINE passou a gerir, com autonomia e independência, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores da prefeitura de Rio Negro.

 

Até a criação do IPRERINE, o RPPS era administrado diretamente pelo Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Finanças e Administração.

 

Mesmo com aumento significativo no quadro de inativos e pensionistas, o IPRERINE mantém o equilíbrio atuarial e garante por décadas as aposentadorias de seus servidores. Os fatores que levaram o IPRERINE a alcançar esta condição são: rendimentos dos investimentos, equacionamento do cálculo atuarial, cumprimento da Política de Investimentos, qualidade dos processos de aposentadorias e pensões e contabilidade em dia.

 

Segundo a diretora do instituto, Ana Paula Portes Chapiewski, o IPRERINE enfrentou desafios em meio à pandemia da covid-19 e instabilidades no mercado financeiro. “Tivemos que nos adequar a essa nova realidade. Sempre atendendo a todos com comprometimento e agilidade, mesmo com as restrições da pandemia”, afirmou Ana Paula.

 

Para ela, encerrar o ano de 2021 com mais de 100 milhões é o resultado de uma gestão séria, comprometida e de muita responsabilidade, com a ajuda e parceria dos conselhos e apoio do município de Rio Negro. “Manter a saúde financeira do instituto, traz tranquilidade a todos os servidores e permite criar novas metas”, destacou. “Para este ano a meta é aderir ao Progestão, que é um programa de certificação para reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS”, concluiu a diretora.