Lei que institui política de incentivo ao turismo rural é sancionada em Rio Negro

Objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer o segmento na região.

Foto: Divulgação/Viaje Paraná

 

 

O prefeito de Rio Negro, James Valério, sancionou na última semana, lei que estabelece uma política de desenvolvimento do turismo rural no município. O objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer o segmento na região.

 

A política tem como diretrizes a prioridade na parceria do Poder Público com a iniciativa privada, a conscientização da população sobre a importância do Turismo Rural, a preservação da poluição ambiental, a geração de emprego e renda e a promoção de ações de incentivo ao desenvolvimento econômico da zona rural.

 

Segundo a lei, o empreendimento ou serviço voltado para a exploração do Turismo Rural deverá estar em conformidade com os princípios do desenvolvimento sustentável, como a preservação de valores culturais, históricos e ambientais das propriedades rurais.

 

A lei contempla ainda incentivos aos empreendimentos, com a promoção de eventos, encontros e qualificações; e a manutenção das estradas rurais e pontes que dão acesso aos estabelecimentos, mediante aprovação prévia do Conselho Municipal do Turismo.

 

“O turismo rural pode proporcionar benefícios como a diversificação da economia regional, a melhoria das condições de vida das famílias rurais, a interiorização do turismo, a difusão de conhecimentos e técnicas das ciências agrárias, a diversificação da oferta turística e a diminuição do êxodo rural”, exemplifica o prefeito, James Valério.